terça-feira, 27 de julho de 2010

Coluna do Gabriel


O drama de uma lesão.



Hoje , na verdade ontem , descobri que sofri uma ruptura do Ligamento Cruzado Anterior. A 3 meses atrás , num treino do Spartans , recebi um tackle de mau jeito. O jogador caiu sobre o meu joelho , torcendo-o. A dor foi grande no momento , mas não tanto . Fui numa clinica suspeita perto do meu curso , fui atendido por um médico boliviano e na hora ele disse que teria que engessar. Diagnosticou uma torção ligamentar. Coincidência ou não , no dia seguinte saiu no jornal médicos bolivianos que foram presos por exercício ilegal de medicina aqui no Brasil (sério). Não engessei , mas fiz 10 sessões de fisioterapia , tomei anti-inflamatórios e fiquei 3 semanas sem jogar. Voltei a treinar , mas nem meu joelho nem meu desempenho foram o mesmo. Muitas vezes soltava a bola quando caía , para me proteger , instinto básico ser humano. Depois dessa primeira lesão , não consegui mais quebrar um tackle , porque havia perdido mobilidade , força e coragem. Eu não fiquei covarde de uma hora para outra , mas leva tempo para recuperar a confiança.

Depois , no meu primeiro treino com o Rio de Janeiro Patriotas , me machuquei novamente. Recebi um belo passe do meu companheiro , recebi-a certo, coloquei no braço como manda o figurino , mas quando vi o defensor vindo em minha direção hesitei , o que é mortal no futebol americano. Fiquei no meio do caminho entre jogar meu peso para frente e enfrentar o impacto com os ombros , e tentar desviar . Resultado , o linebacker acertou em cheio meu joelho machucado. Dessa vez , eu senti um estalo no meu joelho . Refiz o tratamento da primeira vez , sem ir no médico dessa vez. Quando voltei a treinar, senti que algo estava errado logo na primeira corrida. Muita dor , meu joelho sem estabilidade nenhuma , mas tentei continuar. No exercício seguinte , senti o joelho estalar e percebi que não dava para treinar .

Procurei novamente o médico , fiz uma ressonância magnética e agora voltamos ao ponto de partida. A principio , são duas semanas de recuperação sem poder apoiar o pé . Ele também avisou que terei que fazer muita fisioterapia e exercícios de fortalecimento . E o que praticamente me matou , 7 meses sem jogar futebol americano. 7 meses , é MUITO tempo . Eu recém completei um ano de futebol americano e agora vou ter que ficar todo esse tempo sem jogar . O que mais me frustra , é que eu não cheguei nem a competir . Estou vendo colegas que eu trouxe para o esporte mais avançados que eu .

Mas o que que isso tem a ver com você que não dá a mínima pela minha vida pessoal ? Bem , essa mesma lesão já ocorreu com Obina , Nilmar , Edu , Cicinho , Pepe só para citar alguns . Esse tipo de lesão ocorre em geral quando o indivíduo está com o pé apoiado e realiza o movimento de rotação ou força o joelho para o lado interno , explica o ortopedista Ari Zekcer , especialista em medicina esportiva pela Unifesp. Segundo ele o atleta não consegue continuar jogando por causa da dor e porque o joelho perde a firmeza. Essa lesão se tornou relativamente comum nos últimos anos .

Bem , isso não será o fim da minha carreira , vou fazer todo o tratamento para poder voltar a jogar ano que vem , vocês terão notícias .

"Revelado nas categorias de base do Coritiba, o meia Pedro Ken está perto de voltar a jogar futebol. O jogador rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito em junho e teve de passar por intervenção cirúrgica."

"O volante Fernando Bob não deve mais jogar pelo Avaí neste ano. No amistoso com a seleção sub-20 do Uruguai, na última quarta-feira, o jogador levou uma pancada e rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho e vai passar por uma cirurgia."

"Bem pior do que o Grêmio esperava: a lesão de Souza, aos 32 minutos do segundo tempo do Gre-Nal de domingo, vai afastar o jogador do time por no mínimo seis meses. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo."

"O zagueiro Pepe, do Real Madrid, passará por uma cirurgia no joelho direito e poderá desfalcar a seleção de Portugal, uma das adversárias do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. O jogador passou por exames neste domingo e foi constatado o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho direito."

2 comentários:

Lesão, mais conhecida com "Sindrome dos jogadores do Arsenal". Será que seu nivel cairá igual o exemplo do Eduardo da Silva que depois da lesão nunca conseguiu mostrar seu bom futebol denovo? Mas é isso aí, faz o trtamento direito que voce vai voltar ao normal, força cara.

Me especularam no Arsenal , deu nisso .

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More