Foi tempo de Copa do Mundo, onde todos os olhos em 2010 se voltaram para África do Sul. Para muitos é o maior evento esportivo do mundo, e sim a organização da África do Sul foi muito boa.
Soccer City, o estádio da final da Copa. |
Para alguns essa Copa será do: Polvo Paul, o polvo profeta. Ou da Larissa Riquelme, a musa da Copa, que achou um bom lugar para se fazer propaganda. E também a Copa da Jabulani, a polemica bola que gerou muitas discussões. E também para muitos essa foi a Copa do Mundo de xingar o Dunga. E apenas para alguns essa foi a Copa do Futebol.
A Copa começou com alguns favoritos, alguns saíram e as previsões foram acertadas para final. Mas Copa do Mundo é Copa do Mundo, tivemos também jogos fantásticos como Itália x Eslováquia e o final do jogo Uruguai x Gana. A anfitriã África do Sul tentou, empurrada pelos seus torcedores, mas faltou qualidade e acabou sendo a primeira seleção a ser eliminada na primeira fase em casa. Apesar disso teve como prêmio de consolação a vitória sobre a poderosa França na ultima rodada da primeira fase. Uma coisa que marcou nessa Copa foi a alegria do povo da África que mesmo com todas dificuldades fez uma festa linda nessa Copa.
A festiva torcida Sul Africana. |
Essa foi uma Copa do Mundo onde se viu mais luta e disposição de todas seleções, diferente da Copa de 2006. Tiveram também zebras, como Espanha perder para Suiça (a seleção que não toma gol mas também não faz), Itália eliminada na primeira fase e a França, que viveu uma das suas piores Copas, com time e comissão técnica desunidos.
Tivemos também boas surpresas nessa Copa do Mundo, algumas seleções consideradas fracas tecnicamente marcaram essa Copa por sua evolução, são elas: Japão, Coréia do Sul, Austrália e Nova Zelândia que foi a única seleção a terminar a Copa sem perder.
A seleção de Gana também foi uma surpresa, chegando nas quartas com todas as suas dificuldades apoiada por um continente. E os guerreiros do Uruguai que depois de uma classificação sofrida na repescagem, conseguiram chegar a uma semi final depois de muitos anos e ser quarto lugar, perdendo para uma Alemanha renovada.
Gyan foi destaque na Seleção de Gana. |
Algumas seleções como Argentina e Alemanha começaram muito bem, mas no final das contas não conseguiram muita coisa. Messi que começou arrebentando, não jogou bem no jogo decisivo contra a Alemanha e terminou a Copa sem ao menos marcar um gol.
A frustração de Tevez na eliminação da Argentina. |
Falando em Argentina, Maradona também foi muito marcante nessa Copa, com o carinho pelos seus jogadores e sua forma de tratá-los, suas reações durante os jogos da Argentina e quando declarou que se fosse campeão ficaria pelado em plena Buenos Aires.
Maradona após ver sua Seleção eliminada. |
Holanda e Espanha chegaram a final por méritos, tem atualmente alguns dos melhores jogadores do mundo. As duas seleções nunca ganharam um título mundial, e mereciam isso, principalmente a Holanda, que em 74 revolucionou o futebol. Seja quem for que ganhasse, o título estaria em boas mãos.
Holanda e Espanha fizeram uma final muito disputada. |
As decepções foram grandes, Inglaterra (Rooney), Brasil (Kaká), Portugal (Cristiano Ronaldo), Itália (Pirlo?) e França (Domenech?). Todos esperavam mais da Inglaterra depois das Eliminatórias e decepcionou. Portugal se esperava mais pelo seu reconhecido craque, Cristiano Ronaldo, que não fez nada na Copa. Itália, a campeã de 2006, não passou da primeira fase. E o Brasil, que para muitos era a grande favorita, que ganhou Copa Améria, Copa das Confederações e primeiro lugar das eliminatórias Sul Americanas, não passou das quartas, foi eliminado pela Holanda. Vão ficar marcados a falta de opções no banco da seleção de Dunga e a expulsão desnecessária de Felipe Melo, que todo mundo previa.
A tristeza de Julio Cesar depois do Brasil ser eliminado |
Vale ressaltar também a arbritagem nessa Copa do Mundo, que não foi das melhores. Pode ter influenciado em lances e jogos importantíssimos. Isso reflete também a arbitragem mundial, que precisa ser reformulada. E volta a tona a discussão da inclusão da tecnologia no futebol.
O gol da Inglaterra que o juiz não viu. |
Espanha campeã, merecidamente, arriscou mais e tem jogadores que desequilibram. Acabou de vez com isso de ser considerada a seleção amarelona. Parabéns a Holanda que tem uma exelente seleção e não chegou a final à toa, tem boas revelações e vai dar trabalho em 2014. Mas quem venceu foi a Espanha, parabéns mesmo a Espanha pela primeira vez foi Campeão Mundial, na Copa do Mundo 2010.
Puyol consola Sneijder. |
Espanha campeã mundial de 2010. |
Para nós brasileiros, resta torcer para um bom tecnico chegar a nossa seleção e fazer um bom trabalho de renovação com as peças certas para que em 2014 o sonho de ser hexacampeão mundial se realize em casa.
Logo oficial da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. |
Campeã: Espanha
Vice Campeã: Holanda
Terceiro lugar: Alemanha
Quarto lugar: Uruguai
Prêmio de Fair Play: Espanha
Árbitros da final: Howard Webb, Darren Cann, Michael Mullarkey e Yuichi Nishimura.
Chuteira de Ouro: Thomas Müller*
Bola de Ouro: Diego Forlán.
Melhor goleiro: Iker Casillas
Revelação: Thomas Müller.
Estatísticas completas da Copa aqui.
* : David Villa, Diego Forlán e Wesley Sneijder também marcaram 5 gols, mas Müller recebeu o prêmio pois fez mais assistências (três) que os concorrentes.
Créditos de imagens e fotos: globoesporte.com , espnbrasil.terra.br e esporteinterativo.terra.br
0 comentários:
Postar um comentário