sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Coluna Conheça um Esporte: Rugby


História:

Existe uma lenda de que o esporte surgiu em 1823 de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador do Colégio Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis, teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária.


http://www.irb.com/mm/Photo/Unions/0/statue-WEE-1-web_4587_SQ_MEDIUM.jpg
Estátua de William Webb Ellis na Rugby School. (Foto: irb.com)

Por ter sido inicialmente concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de futebol-rúgbi, hoje ele é o segundo esporte de equipes mais popular no mundo. Em 26 de janeiro de 1871 em uma reunião em um restaurante em Londres com representantes de 21 times da Inglaterra foi fundada a Rugby Football Union, a primeira entidade controladora do esporte no mundo.

O Conselho Internacional de Rúgbi (International Rugby Board, IRB) é a entidade máxima do rugby. Ela foi fundada em 1886 como Conselho Internacional de Futebol-Rúgbi (International Rugby Football Board, IRFB) por Escócia, Irlanda e País de Gales e em 1890 a Inglaterra tornou-se o primeiro país não fundador a integrar a entidade. A sede da entidade se localiza na cidade de Dublin, na Irlanda. Atualmente a IRB possui 95 membros, 20 associados e 6 associações regionais.

O primeiro jogo internacional de rugby foi disputado no Raeburn Place em Andrew's na Escócia em 27 de março de 1871 entre Escócia e Inglaterra. O jogo foi vencido pela Escócia por 1 gol e 1 try contra 1 try da Inglaterra. Em 1883 foi realizado a primeira competição internacional entre seleções, a Home Nations composta por Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales, sendo a Inglaterra a primeira campeã. Em maio de 1987 começava a primeira Copa do Mundo de Rugby disputada em conjunto com a Austrália e a Nova Zelândia com 16 nações convidadas de todos os continentes, a Nova Zelândia sagrou-se campeã.

Ficheiro:Wales-v-New-Zealand-1905.jpg
Jogo entre País de Gales e Nova Zelândia em 1905. (Foto: lordprice.co.uk)

Várias mudanças foram aplicadas ao rugby ao longo do tempo e continuam até hoje. O número de jogadores foi reduzido de 20 para 15 em 1877. O primeiro sistema de contagem de pontos foi feito em 1889. Antes era marcado apenas o ensaio e o gol separadamente. O valor do ensaio e da conversão variou ao longo dos anos. Até 1891 o ensaio valia 1 ponto e uma conversão valia 2 pontos. Depois o ensaio passou a valer 2 pontos e a conversão 3. Em 1893 o valor foi trocado e o ensaio passou a valer 3 pontos com a conversão valendo 2 (o valor da conversão mantém-se esse até hoje). Em 1971 o ensaio passou a valer 4 pontos e em 1992 o ensaio passou a valer 5 pontos. O pontapé de ressalto passou a valer 4 pontos em 1891. Em 1948 passou a valer 3 pontos e mantém-se até hoje. O pontapé de penalidade valia 2 pontos até 1891, depois passou a valer 3 pontos e mantém-se até hoje. O goal from mark foi introduzido em 1899 inicialmente valendo 4 pontos, em 1905 passou a valer 3 pontos, e foi abandonado em 1971. Em 1892 foi adotado o formato da bola oval.

Por tradição e por lei da IRB o rugby era um esporte amador, tanto que essa foi a principal questão do rompimento da Rugby Union e da Rugby League. A questão do amadorismo versus profissionalismo sempre foi muito discutida em torno do Rugby Union, por um lado se defendia o amadorismo por preservar a verdadeira essência de amor ao esporte, por outro se criticava o fato do rugby ter se tornado um esporte de elite onde apenas os ricos tinham condições de jogar. Em 26 de agosto de 1995 curiosamente 100 anos após a criação da rugby league, a IRB declara o rugby como esporte "aberto" removendo todas as limitações sobre pagamentos e contratos. O possível motivo dessa decisão se dá ao fato da dificuldade da IRB em controlar o amadorismo no esporte.

Entendendo o jogo:

O Rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, o relógio só para quando algum jogador da 1ªlinha necessita de cuidados médicos. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos.

A bola: A bola de rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela pode ser tratada de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência. Seu comprimento varia de 28,0 cm à 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversal de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 à 460 gramas.

Bola de rugby metrificada.
Foto: Piastu.

O campo: É de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento. A superfície deve ser de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. O jogo pode ser sobre a neve, desde que a neve e a superfície subjacente sejam seguros para tal. Não é permitido jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto. E no caso de grama artificial, elas devem estar em conformidade com o Regulamento 22 da IRB.

Ficheiro:Campo medidas-rotated.png
Foto: pt.wikipedia

As equipes:

Uma equipe de rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, 7 suplentes. As equipes constituem-se de 8 Avançados, 2 médios, e de 5 defesas ou Linhas Atrasadas. A posição dos jogadores em campo geralmente é composta em linha paralela, sendo que os jogadores não podem se posicionar a frente da bola em jogo.

Ficheiro:Compoequirugby.gif
Posições no campo de rugby. (Foto: pt.wikipedia)

Posições: Pilares (o seu papel primário é fornecer a estabilidade à formação ordenada ou scrum e prover força para levantar e apoiar os saltadores no alinhamento lateral), Hooker (tem dois papéis únicos no campo por ser atleta que disputa a posse da bola no scrum e introduz geralmente a bola no alinhamento lateral), Segundas-Linhas (obtém a posse nos inícios, reinícios e laterais, é sua responsabilidade o movimento para frente no scrum, ruck e mauls gerando plataformas de ataque), Asas (papel principal dos asas è ganhar a bola nas situações de retomada de posse, usando capacidade física no tackle e nas situações de disputa de posse), Oitavo (deve assegurar a posse na base do scrum carregar a bola no jogo aberto, e providenciar a ligação entre os forwards e os três-quartos nas fases de ataque e defender agressivamente), Médio Scrum (providencia a ligação entre os forwards e três-quartos nos scrums, alinhamentos laterais e jogo aberto), Abertura (é o atleta que orquestra a performance da equipe, recebe a bola e decide chutar, passar ou tentar romper a linha de defesa em uma fração de segundo da fase do jogo), Centros (na defesa eles tentam tacklear enquanto em ataque eles utilizam a sua velocidade, potência e criatividade para romper a defesa), Pontas (entram em campo para dar uma dose de velocidade necessária para abrir espaços na defesa e marcar pontos) e Full Back (deve ter confiança na recepção de bolas altas, ter um bom chute para aliviar a pressão e gostar do contato físico para executar os tackles salvadores de trys).

Pontuação:

Try (5 pontos) - É marcado quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão (toque-no-solo) dentro da "área de validação" adversária, que corresponde a área após a linha dos postes.

Conversão (2 pontos) - Sempre após o try, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção aos postes do ponto paralelo dentro do campo de jogo àquele em que a bola foi apoiada na "área de validação", tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipa adversária.

Pontapé de ressalto ou Drop goal (3 pontos) - Durante a partida, um jogador pode desferir um chute tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipa adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chuto imediato.

Pontapé de Penalidade ou Penalty Goal (3 pontos) - Ao sofrer uma falta a equipa pode optar por tentar fazer um chuto aos postes no local onde ocorreu a infracção.

http://images.mirror.co.uk/upl/m4/mar2009/7/6/delon-armitage-celebrates-scoring-england-s-third-try-692459327.jpg
Jogador marcando um Try. (Foto: mirror.co.uk)

Passe: No rugby só é possível passar a bola para o lado ou para trás, sendo que os avanços são decorrentes das corridas com posse de bola, só é possível passes para a frente com pontapés. No chute, só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do mesmo no momento do pontapé.

http://img.dailymail.co.uk/i/pix/2007/09_01/rugby0709_469x350.jpg
Passe. (Foto: dailymail.co.uk)

Tackle: O tackle é feito agarrando-se o jogador adversário que está portando a bola e o jogando no chão para que se possa fazer a tentativa de tomada da posse de bola através do ruck.

http://carmenscafe.files.wordpress.com/2009/12/tackle.jpg
Tackle. (Foto: qwickstep.com)

Ruck: Quando um jogador é tacleado ele solta a bola e é formado um ruck podendo mais jogadores também serem adicionados eles se empurram para tentar fazer a bola ficar do lado do time, os jogadores dentro do ruck não podem usar as mãos para empurrar a bola.

Ficheiro:Churchill Cup 2007.jpg
Ruck. (Foto: Jimmy Pitt)

Maul: O Maul acontece quando três jogadores, sendo um que tem a posse da bola e mais dois, um de cada time, estão em contato.O que difere o ruck do maul é que a bola não se encontra no chão, e sim na mão do jogador. A linha de impedimento também é formada no último pé, do último homem da formação e os jogadores só podem entrar no maul por trás desse último jogador, sendo a entrada pelo lado penalizada. Os jogadores devem manter os ombros e cabeça acima da linha da cintura, e o time que não tem a posse da bola não pode derrubar o maul intencionalmente(regras antigas, pois segundo as novas regras definidas pela IRB já é possível derrubar ajudando assim a equipe que defende) . Também não é permitido tirar os jogadores do maul, a não ser que esse seja do time adversário e esteja do lado errado do maul.

http://www.independent.co.uk/multimedia/archive/00026/rugby_26186s.jpg
Maul. (Foto: independent.co.uk)

Scrum: O scrum, é uma situação frequente no rugby, geralmente é usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização. Os 8 Avançados das duas equipes formam uns contra os outros. O Scrum-half (Médio-Formação) da equipe que não cometeu a infração insere a bola no meio do "túnel" formado pelas duas primeiras linhas de cada equipe com a finalidade de que os jogadores da sua equipe consigam ganhar (talonar) a bola. As novas regras dizem que qualquer jogador que não faça parte da formação ordenada (composta por avançados e formação) tem que se encontrar a 10m da mesma.

http://i.telegraph.co.uk/telegraph/multimedia/archive/01405/scrum_1405818c.jpg
Scrum. (Foto: telegraph.co.uk)

Lineout: Quando a bola sai pela lateral do campo, uma das formas de repô-la em jogo é realizando um alinhamento. O hooker (talonador) da equipe não responsável pelo alinhamento verificado, lança a bola por cima da cabeça no meio das duas linhas formadas por um máximo de oito jogadores Avançados de cada equipe, que tentarão pegar a bola saltando, sem haver disputas corpo-a-corpo. No alinhamento é permitido que se levantem os jogadores no ar a fim de que seja pega a bola. Normalmente os levantados são os Segundas-Linha ou Terceiras-Linha (Asas) e os que formam o "elevador" são os Pilares, dado que estes, por fazerem parte do pack, tendem a ser mais fortes, enquanto aqueles, corredores, necessitam de maior leveza e agilidade. Alternativamente, quando a bola é posta pela lateral, a equipe adversária pode repô-la rapidamente para dentro do campo, bastando que ela cruze a linha de 5 metros, sem formação de linhas. Caso a reposição não seja imediata, deve-se proceder ao lineout.

http://guide.rugbyrugby.com/Images/lineout-rugby-union.jpg
Lineout. (Foto: guide.rugbyrugby.com)

Mark: Quando a equipe adversária chuta bola e o jogador da outra equipe a pega sem quicar no chão e dentro da área de 22 metros, ele pode pedir mark ou marco, que consiste na possibilidade de se dar um chute sem ter o perigo de ser tackleado. O jogador que pediu marco tem o direito de dar um chute de onde pegou a bola.

Penalidades:

Existem vários tipos de penalidades no rugby, com várias formas de serem punidas. Existem 4 formas de se cobrar uma penalidade:

Punt - Um chute para frente, visando a fazer a bola sair pela linha lateral, já que a equipe que cobrou a penalidade terá a posse de bola nesse lineout.

Scrum - Formação de um scrum, com a equipe ofendida pondo a bola no túnel.

Run - Simplesmente correr com a posse de bola.

Penalty Goal - Tentativa de chute entre as traves, para marcar pontos.

Tackle off ball - Marcado quando um jogador é tacleado sem a bola, se for intencional pode ser considerada como atitude antiesportiva quase sempre punida com expulsão.

Pass forward - É marcado quando a bola é passada, com as mãos, pra frente. Nesse caso, é formado, no local da penalidade, um scrum.

Offside - Se o jogador fica na frente da linha de uma formação ele está offside,com isso seu time sofre um penal.

Knock on - Quando o jogador deixa a bola cair para a frente sem intenção e ela bate no chão, ocorre uma penalização chamada knock on.

Tackle alto - É quando um jogador tacleia o adversário acima da linha dos ombros.Isso é considerado "jogo perigoso",por isso o jogador leva cartão amarelo ficando fora do jogo durante um determinado tempo; se o jogador fizer isso duas ou mais vezes é expulso.

Arbitragem:

No rugby existem três ou quatro árbitros, sendo três de campo. O principal árbitro apita e conduz o jogo em campo e outros dois são os laterais como no futebol. Em competições internacionais ou dentro das grandes ligas, existe ainda o arbitro de vídeo, que assiste a partida pela televisão e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas quais os três árbitros têm dúvida ou não chegam a um consenso. Serve também para advertir ou punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante a partida.Algo interessante no rugby é que os jogadores não podem falar, discutir e jamais insultar os árbitros. Somente os capitães podem se dirigir ao árbitro, que pode punir um jogador e/ou o time caso tal regra seja desrespeitada. Existem dois tipos de cartões: Cartão amarelo (expulsão temporária por 10 minutos) e Cartão vermelho (expulsão permanente do jogo).

Campeonatos:

Copa do Mundo de Rugby: A Copa do Mundo de Rugby é o principal evento entre selecções. Disputada a cada quatro anos desde 1987, trata-se do terceiro evento desportivo mais visto no planeta (atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos). A penúltima edição do evento, ocorrida em 2003, foi assistida por mais de 3,4 bilhões de pessoas (conforme informação do site Rugby World Cup History). Sua última edição (ocorrida em 2007, na França) foi vencida pela seleção da África do Sul que, com essa vitória, igualou-se à Austrália, ambas agora com dois títulos. O primeiro mundial foi disputado em 1987, com a Nova Zelândia sagrando-se campeã. Austrália, 1991 e 1999), A Inglaterra (2003) e África do Sul (1995 e 2007) são os outros campeões. A próxima Copa do Mundo de Rugby será disputada em 2011 na Nova Zelândia.

http://esquadraointerativo.com/wp-content/uploads/2010/06/Webb-Ellis-Cup-IRB-300x300.jpg
Taça da Copa do Mundo de Rugby. (Foto: esquadraointerativo.com)

Seis Nações: Torneio desportivo entre selecções mais antigas do mundo, disputado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda, França e Itália; e o Três Nações, disputado pela Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Além desses campeonatos, as principais seleções do mundo disputam anualmente uma série de amistosos, denominados Tests, os quais são muito valorizados no mundo do rugby.

http://www.ionline.pt/adjuntos/102/imagenes/000/132/0000132239.jpg
Foto propaganda do torneio 6 nações. (Foto: ionline.pt)

Campeonatos Nacionais:

Os campeonatos profissionais mais importantes no mundo são: o Campeonato Inglês (Guinness Premiership), o Campeonato Francês (Top 14), a Liga Celta (Celtic League, disputada por equipes de Irlanda, Escócia, País de Gales e, a partir de 2010, da Itália), o Campeonato Italiano (Super 10), o Campeonato Sul-Africano (Currie Cup), o Campeonato Neozelandês (ITM Cup) e o Campeonato Japonês (Top League). Na Inglaterra, na França e na Itália, o modelo de competição escolhido é o de clubes. Na Liga Celta, na África do Sul e na Nova Zelândia, o modelo usado é o de seleções regionais, isto é, equipes que podem representar uma província inteira, mais de uma província, uma parcela de uma província ou uma região designada por algum motivo histórico, geográfico ou meramente esportivo. Com o profissionalismo, o caráter de seleção foi perdido, já que os jogadores podem ser contratados de uma equipe para a outra, mas a representatividade das equipes continua a mesma. No Japão, os times são mantidos por grandes corporações. Na Europa, as ligas geralmente duram o ano todo, começando em meados de agosto e terminando em meados de maio do ano seguinte. No hemisfério sul geralmente as ligas nacionais duram apenas metade do ano, sendo a outra metade disputada as competições internacionais.

Cameponatos Internacionais: 

Na Europa, há dois grandes campeonatos continentais interclubes: a Copa Européia de Rugby (conhecida como Heineken Cup, ou H Cup), e a Copa Desafio Europeu (ou AMLIN Challenge Cup). A Copa Européia reúne os primeiros colocados dos campeonatos profissionais da Europa, ao passo que a Copa Desafio Europeu reúne as demais equipes dos mesmos campeonatos, assim como equipes de outros países do continente. Há ainda uma terceira competição internacional importante que reúne algumas equipes profissionais e outras semi-profissionais: a Copa Britânico-Irlandesa (a British and Irish Cup), da qual participam equipes das segundas divisões de Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda. África do Sul, Austrália e Nova Zelândia possuem uma liga internacional que opera no modelo de franquias: o Super Rugby. De 1996 a 2005, a competição era chamada de Super 12, tendo a participação de doze equipes. De 2006 a 2010, ficou conhecida como Super 14, já que dela participavam catorze equipes. A partir de 2011 será chamada de Super 15, e terá a participação de quinze equipes, cinco de cada país. Cada equipe (franquia) do Super Rugby representa uma região. No caso da Austrália, cada uma das cinco franquias representa um estado. No caso das franquias da África do Sul e da Nova Zelândia, cada uma representa um conjunto de equipes dos respectivos campeonatos nacionais (Currie Cup, na África do Sul, e ITM Cup, na Nova Zelândia).

O Terceiro Tempo:

No Rugby, diferentemente de outros esportes, existe uma "Terceira Parte", que consiste na reunião das duas equipes para comemorar o jogo e comentar lances e expectativas dos dois times. No Terceiro Tempo é esquecida a possível rivalidade existente entre as duas equipes, o que resulta numa das melhores características do esporte, que é a camaradagem entre os jogadores e entre as torcidas. É de costume que Terceiro Tempo seja bancado pelo time da casa e oferecido ao time visitante. O Terceiro Tempo, evidentemente, não é oficial e não há referências a ele nas regras da IRB.

O rugby no mundo:

Disputado em mais de 120 países, é extremamente popular sobretudo nas partes do mundo de forte influência inglesa, como nas Ilhas Britânicas, na Austrália (Wallabies), na Nova Zelândia (All Blacks) e na África do Sul (Springboks), além da França (Les Bleus), sendo essas as grandes forças do esporte. É também popular na Itália (Gli Azzurri), na Argentina (Los Pumas) e no Uruguai (Los Teros). Fora dos Jogos Olímpicos desde 1928, tudo indicava que o desporto voltasse à família olímpica nos Jogos de 2012 (mas aí, talvez, com a sua versão reduzida, o rugby de sete jogadores, conhecida como Rugby Sevens), contudo tal expectativa não foi confirmada pelo Comité Olímpico Internacional, tendo sido confirmada a presença do rugby de sete jogadores nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

http://i.telegraph.co.uk/telegraph/multimedia/archive/01117/all-blacks-haka_1117141c.jpg
O famoso Haka da Nova Zelândia. (Foto: telegraph.co.uk)

Equipamento:

No rugby são usadas apenas proteções flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha. Algumas delas são obrigatórias.

Shoulder pad - Espécie de colete com partes amaciadas. Existem modelos que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps, ou apenas algumas dessas partes. O uso é feito por debaixo da camisa, então o protetor não é visto pelas pessoas.

Proyetor bucal - Proteção para os dentes. Sendo mais comum apenas a proteção única (apenas para os dentes superiores), pois não atrapalha a respiração, nem a comunicação entre os jogadores.

Scrum cap - Espécie de capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força. Seu principal uso é de proteção para as orelhas, evitando o atrito dessas e possível deformação das mesmas. O scrum cap é mais utilizado pelos Avançados do que pelos Linhas. Essa não é obrigatória e a maioria dos jogadores não a utilizam.

http://www.mauritiusrugby.mu/images/shop/shoulder_pads.jpg
Shoulder pad de rugby. (Foto: mauritiusrugby.mu)

Rugby no Brasil:

O rugby chegou ao Brasil no século retrasado, e segundo o historiador Paulo Várzea, Charles Miller teria organizado em 1895 o primeiro time de rugby brasileiro, em São Paulo; e o primeiro clube a praticar o esporte, o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, teria sido fundado em 1891. O rugby começou a ser jogado regularmente no Brasil em 1925, no Campo dos Ingleses, pertencente ao São Paulo Athletic Club, em Pirituba, São Paulo. Em 6 de outubro de 1963, foi fundada, com sede em São Paulo, a União de Rugby do Brasil, com a finalidade de organizar e dirigir o rugby brasileiro. No ano seguinte a entidade patrocinava o III Campeonato Sul-Americano de Rugby, quando o Brasil sagrou-se Vice-Campeão. Em 20 de Dezembro de 1972, foi fundada da Associação Brasileira de Rugby, em substituição à União de Rugby do Brasil, sendo reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (CND). Em 18 de dezembro de 2009 a ABR foi transformada na CBRu, Confederação Brasileira de Rugby. O Campeonato Brasileiro de Rugby, conhecido popularmente como Brasileirão de Rugby, ou apenas Super 8, é o principal torneio entre os clubes de Rugby Union do Brasil. O torneio é organizado desde 1964. A competição é promovida pela CBRu (Confederação Brasileira de Rugby). Maior campeão da competição: São Paulo Athletic Club - SP 12 vezes (1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978, 1999).

http://www.brownbag.com.br/brasilrugby/arquivos/ffr_rafa3.jpg
Seleção brasileira de rugby masculino. (Foto: brasilrugby.com.br)


Fontes e referencias:
http://historia.abril.com.br/fatos/dezembro-historia-435680.shtml
http://www.rugbyfootballhistory.com/originsofrugby.htm
http://www.rugbymania.com.br/rugby-historia.asp
http://wesclark.com/rrr/unhistorical.html
http://mundoestranho.abril.com.br/esporte/pergunta_287345.shtml
http://www.raguebi.com/raguebi-regras.html
http://www.irb.com/
http://www.rugbyworldcup.com/
http://www.brasilrugby.com.br/
http://www.rugbysuper8.com.br/

1 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More