segunda-feira, 12 de julho de 2010

A tecnologia e o esporte


Com lances polêmicos nessa ultima Copa do Mundo, voltou-se a tona uma discussão antiga envolvendo a inclusão da tecnologia no futebol. Os lances mais discutidos foram: O gol anulado do meio-campista inglês Frank Lampard e o gol validado (em impedimento) do argentino Carlos Tevez.

Fotos: globoesporte.com


Os que se manifestam contra o uso da tecnologia no futebol usam alguns argumentos como: o tempo ao usar a tecnologia atrasaria o andamento da partida e poderia gerar novas polêmicas.

Vou dar exemplos e falar como a tecnologia é usada em outros esportes (os mais importantes):

Atletismo:

São usados novos equipamentos capazes de medir com precisão os vencedores das corridas, para cronometrar o tempo, calcular a velocidade dos corredores ou a altura dos saltos em suas modalidades.

http://liverun.blogtv.uol.com.br/img/Image/LiveRun/2008/Agosto/bolt_chegada.jpg
Câmera posicionada estratégicamente no atletismo. (foto: reuters)
Fórmula 1:

Possui cronômetros muito precisos de alta tecnologia para marcar os tempos dos corredores.Adotaram a Telemetria, que mede o desempenho dos carros durante as corridas. Vídeos da corrida também podem ser usados para punir pilotos, durante ou depois das provas.

http://www.motorpasion.com.br/wp-content/uploads/2009/08/classificacao-treino-1.png
Classificação detalhada de um treino da Fórmula 1. (foto: f1-facts.com)
Futebol americano:

No Futebol americano os árbitros podem ver os replays em uma tela para analizar e tirar dúvidas em lances polêmicos ao decorrer das partidas, sendo cada equipe tendo direito a pedir duas vezes a revisão. Esse não é o único ponto em que o Futebol americano usa a tecnologia, mas o mais importante, em que prova que a dinâmica do esporte não foi atrapalhada pela tecnologia.

http://bobagento.com/wp-content/uploads/2008/04/imagesreferees-small.jpg
Árbitros da NFL discutindo lance polêmico. (foto: nfl.com)
Natação:

Usa-se na Natação o medidor de velocidade, que permite dizer com precisão a colocação dos nadadores. Ao decorrer da prova, é possível acompanhar a velocidade média de cada competidor e medir, por gráficos, o desempenho dos nadadores.

http://oglobo.globo.com/fotos/2007/07/08/08_MHG_lenkmateria.jpg
Prova de natação. (foto: reuters)
Basquete:

Na NBA, tem esquema parecido com o do Futebol americano. O mesário de cada partida possui um monitor, que passa todos os lances do jogo, polêmicos ou não. De acordo com os lances de jogo, eles são discutidos rapidamente até o parecer final.

http://dominicanoshoy.com/uploads/pics/g_arbitros_nba_300x300.jpg
Árbitros discutindo lance na NBA. (foto: reuters)
Tênis:

Assim como Futebol americano, é mais um que mostra o bem que a tecnologia faz ao esporte. O esporte permite a revisão dos lances que geram duvidas durante as partidas, quando a bola bate dentro ou fora da quadra. Os tenistas podem pedir a revisão do lance, se estiver correto mantém seu pedido, se estiver errado perde o direito. O juiz não possui monitor, mas usa os telões das quadras para avaliar cada lance.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVbTHTWcBdItwCm2GUO1EaMgPRS_OLn_0f3c4wz2-P3AB1DVSqUZ_2wNTl7-CblJz1MKir9Ax3bCtFaHyn1hgW4x9ZN3fDbm94WuOzKN6AzF54rkuANDH825u80A6zmWo4QGrIgYn1v_g/s400/News9_1.jpg
Pedido de revisão no tênis. (foto: reuters)

Bom, decidi falar sobre isso para que os leitores do nosso blog possam aprender um pouco sobre outros esportes e saberem como a tecnologia já é usada hoje. E aí, a tecnologia deve ser usada no futebol? Os pontos mais discutidos são a inclusão do chip na bola e a utilização dos telões nos estádios onde ocorrem os jogos.

Recentemente, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, se pronunciou falando que no próximo encontro da International Board será discutido o chip na bola.

Joseph Blatter presidente da FIFA coletiva
Joseph Blatter em entrevista coletiva. (foto: globoesporte.com)

Palavras dele: " O mundo inteiro discutiu esse gol que não foi dado para a Inglaterra contra a Alemanha. Por isso, vamos reabrir o debate sobre a tecnologia na linha do gol e na bola. Vai haver um encontro em Cardiff (País de Gales), em outubro, e colocaremos o assunto na agenda."

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaK5vOE7kjQYW0nbkNZAvFJ_NmKhjuHLFry-NlJ42xwNVmqVVB52QziuUbFk_WJSawZ1iHRNYCaNX06ML1mNABggcBXzdTD2lyaU1J9WOKBwC2_8nBXSiRDHI1iV5i9Fa4lG_-oo6vErc/s320/bola%20com%20chip%202.jpg
O chip na bola já foi testado. (foto: globoesporte.com)

1 comentários:

é sempre bom ter mais coisa. mas gostei :D

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More