![]() |
| Contador (centro) celebra o tri, com Schleck (à esq.), 2º, e Denis Menchov, 3º. (foto: espnbrasil.terra.br) |
Nesse domingo o cliclista Alberto Contador venceu o Tour de France, sendo Tri Campeão da competição, confirmando o favoritismo da Espanha que domina a competição. Contador da equipe Astana confirmou seu tricampeonato na última etapa da disputa, nos 102,5 km entre Longjumeau e Paris, colocando seu país pela quinta vez consecutiva no topo do pódio desta que é a mais importante competição do ciclismo mundial.
O espanhol foi campeão anteriormente em 2007 e 2009, quando Lance Armstrong, maior campeão da competição, voltou à disputa na França. Mesmo com Armstrong e Contador na mesma equipe a briga pelo títul oentre os dois foi intensa. Neste ano, Armstrong formou uma nova equipe, a RadioShack, a fim de ter mais exclusividade para voltar a vencer o Tour, mas Contador mais uma vez levou a melhor. Armstrong não foi bem e depois de uma fraca etapa desistiu da competição. O luxemburguês Andy Schleck, da Saxo Bank, foi o que mais tentou tirar o título de Contador. Schleck liderava o Tour com 31 segundos de vantagem para Contador até a 15ª etapa, onde teve problemas em sua bicicletae viu Contador sair vencedor por 8 segundos de diferença. Na ultima etapa, o espanhol se consagrou o gande campeão com uma exelente vantagem de 39 segundos para o luxemburguês.
Ao tornar-se tricampeão, Contador passa a integrar o seleto hall dos ciclistas com três conquistas no Tour. Junto ao belga Philippe Thys (1913, 14 e 20), aos franceses André Leducq (1928, 30 e 32) e Louison Bobet (1953, 54 e 55) e ao norte-americano Greg Lemond (1986, 89 e 90). O francês Jacques Anquetil, o belga Eddy Merckx, o francês Bernard Hinault e o espanhol Miguel Indurain somam cinco títulos cada, enquanto Lance Armstrong segue como o maior vencedor, com sete.










0 comentários:
Postar um comentário