quinta-feira, 29 de julho de 2010

Coluna do Bruno


Isso é mesmo "jogo de equipe" ?

Brasileiro cometeu o maior erro de sua carreira ao ceder a vitória (Foto: Ercole Colombo/Ferrari)
Foto: globoesporte.com

Na minha opinião, o de jogo de equipe é quando todos se ajudam e são beneficiados, o que para mim não aconteceu no ultimo grande prêmio de Fórmula 1. Felipe Massa teve algum beneficio? Felipe Massa teve alguma liberdade?

Bom, apesar de estar causando grande impacto agora, não é de hoje que esse "jogo de equipe" acontece, e na minha opnião, mesmo com novas regras, nada mudou. Em uma pequena pesquisa, consegui ver que isso já acontece na Fórmula 1 desde 1951, isso mesmo, mas de forma muito mais escancarada. Nesse exato ano, no GP da França, Juan Manuel Fangio larga da pole e lidera a corrida até a 15ª volta, quando tem problemas mecânicos e precisa abandonar a corrida. Então a sua equipe Alfa Romeo, sinaliza ao veterano Luigi Fagioli, seu companheiro, que entregue seu carro para que Fangio continue na corrida, o que era permitido na época. Então Fangio assume o carro de Fagioli e vence a corrida. Fagioli nunca mais correu pela Alfa Romeo depois desse episódio.

Mas eu destaco aqui um caso que aconteceu em 1964, no GP do México na última corrida da temporada que decidiria o título. O escocês Jim Clark liderava e seria campeão, mas seu carro quebra a duas voltas do fim. Com o abandono de Clark, as Ferrari (já nessa época?) sobem para segundo e terceiro, com Lorenzo Bandini à frente de John Surtees. Com isso John Surtees que já tinha desistido do título, agora só precisava passar seu companheiro de equipe, faltando apenas 1 volta, para se tornar campeão. Mas seu companheiro, Lorenzo Bandini tinha feito uma corrida fantástica de recuperação e devido a rapidez dos acontecimentos não tinha percebido o que precisava para John Surtees ser campeão. Eis que vem a ordem da Ferrari para um mecanico comum. O rapaz corre desesperadamente para pista em direção do carro de Bandini, que para não causar um possível acidente encosta o carro e ve seu companheiro de equipe John Surtees passá-lo, vencer a corrida e se tornar campeão mundial.

Bom, mas também já aconteceu o oposto, e com um brasileiro envolvido. Em 1973 no GP da Itália, Emerson Fittipaldi tinha boas chances de se tornar campeão. Antes da prova, o chefe de sua equipe, da Lotus, garante para Emerson que o seu companheiro de equipe, sueco Ronnie Peterson vai ceder a liderança caso seja necessário. Peterson larga na frente com Emerson e segundo, a corrida se passa de forma tranquila, com Emerson não pressionando seu companheiro, pensando que no final Peterson abriria passagem. Mas isso não acontece, Peterson ignora e até acelera mais nas ultimas voltas, ganhando a corrida com Emerson nem brigando pela posição. Na época falou-se que esse episódio foi fundamental na decisão de Emerson de assinar com a McLaren no ano seguinte.

Vamos lembrar também que o próprio Felipe Massa, digamos, já tem experiencia com essas decisões. Em 2002 no GP da Alemanha, em seu ano de estréia na Fórmula 1, Massa estava em sétimo lugar e seu companheiro Nick Heidfeld em oitavo. Como em 2010, a equipe falou que Massa estava mais lento que seu companheiro e ordenou que o deixasse passar. Mas diferentemente, Massa fingiu que seu rádio de comunicação estava ruim e não obedeceu a ordem de sua equipe. Fora as trocas com seu antigo companheiro de equipe na Ferrari, Kimi Raikkonen, em 2007 e 2008, uma vez a favor e uma vez contra. Isso lembra que Massa já foi beneficiado também.

Então, se isso já é considerado normal para ele, se ele já tinha sido beneficiado por esse "jogo de equipe", porque essa revolta agora? Não estou dizendo que acho certo, eu acho completamente errado e a FIA tem que tomar as suas decisões. O que não pode acontecer também é o mesmo que aconteceu com o Rubens Barrichello que depois de ceder a vitória para Michael Schumacher em 2002, começou a ser taxado de varios apelidos irônicos pelos próprios brasileiros, diminuindo muito a credibilidade do piloto.

Tentem se colocar no lugar de Massa, voces não acatariam a ordem da Ferrari? Muito dificil isso acontecer, pois para um corredor leal e decente, a sua equipe é o mais importante, é ser profissional. Isso também deixa claro o carinho que Felipe tem por sua equipe que já o ajudou muito em sua carreira.

A FIA tem que agir, pois desde esse caso entre Barrichello e Schumacher em 2002, esse "jogo de equipe" é proibido, e parece que as equipes não estão nem aí. Eu acho que vai depender muito dessa decisão, se a Ferrari for absolvida desse "jogo de equipe" se tornará comum e se for severamente punida, ele pode diminuir e até acabar. Nos ultimos dias, o brasileiro Nelsinho Piquet declarou alguma coisa do tipo: "Na Fórmula 1 não tem só coisa bonitinha." E nos ultimos anos eu cada vez mais acredito nisso, que deve acontecer muitas falcatruas por debaixo dos panos.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More