quarta-feira, 28 de julho de 2010

A História da equipe que preferiu morrer à perder


Em setembro de 1941 , a capital ucraniana Kiev foi ocupada pelos nazistas e durante os meses seguintes , foi destino de prisioneiros de guerra vindos de outras regiões da Ucrânia. Estes não tinham permissão para trabalhar e por isso viviam como mendigos pelas ruas. Entre esses , estava Nikolai Trusevich , que havia sido goleiro do Dínamo de Kiev . Certo dia , Nikolai é reconhecido por Josef Kordic , padeiro alemão fanático pela equipe ucraniana. Josef trouxe Nikolai para trabalhar escondido em sua padaria , o que era proibido.

[partidodelamuerte.jpg]

Os dois tiveram a idéia de procurar pelos outros jogadores da equipe . Pouco a pouco o goleiro encontrou todos os jogadores da equipe e todos começaram a trabalhar para Josef Kordic. O próximo passo era , naturalmente , voltarem a jogar . Incentivados por seu patrão , a equipe voltou a jogar , sob o nome de FC Start , que começou a enfrentar equipes formadas por soldados alemães , vencendo inapelavelmente todas elas.


Os feitos do FC Start começaram a incomodar a Hitler , que começou a enviar equipes para tentarem vencê-los , todos sem sucesso . Depois de vários insucessos , os nazistas descobriram a manobra do padeiro , mas ao invés de simplesmente matá-los , Hitler queria que eles fossem derrotados , para apagar suas vitórias que enchiam de orgulho o povo soviético.

No dia 9 de agosto , a equipe de Hitler ia enfrentar novamente o FC Start. Antes do jogo , o árbitro da partida entrou no vestiário e falou que eles deveriam fazer a saudação nazista quando entrassem em campo , mas no lugar de dizerem o tradicional "Heil Hitler " , disseram "Fizculthura", expressão soviética que exaltava a cultura física .


A Equipe de Hitler saiu na frente , mas ainda no primeiro tempo o FC Start virou a partida para 2 x 1 . No intervalo da partida , um oficial Nazista foi ao vestiário da equipe e avisou , que se ganhassem , ninguém sairia vivo de lá . Os jogadores com medo , cogitaram fugir de lá , mas pensaram em tudo que haviam passado , nos crimes dos alemães , em suas familias , em os milhares de fãs que os apoiavam no estádio , e decidiram voltar a campo e destruíram os nazistas com um humilhante 5x3. Já no final do jogo , o atacante Klimenko fez uma jogada espetacular , driblou o goleiro e debaixo das traves , chutou a bola em direção ao meio campo , humilhando os alemães . O estádio veio abaixo e o outrora Dinamo de Kiev saiu de campo como heróis.

Eles não foram assassinados logo após a partida , os nazistas esperaram alguns dias . Ainda houve tempo do FC Start vencer mais um adversário. Mas todos os jogadores e o padeiro foram torturados e assassinados , com exceção de dois jogadores que não se encontravam na padaria quando os nazistas foram buscá-los.

Até hoje os portadores de ingresso para essa partida , tem entrada gratuita no estádio do Dinamo Kiev. Até hoje , todos os jogadores do FC Start são considerados heróis nacionais. A coragem da equipe que preferiu a morte a se render deixa um grande exemplo para todos nós .

[elpartidodelamuerte3.jpg]
Foto da equipe FC Start.

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More