Os campeonatos italiano, espanhol e inglês estão prestes de quebrar, de acordo com o relatório da empresa de consultoria AT Kearney, que analisou cinco principais campeonatos europeus e divulgou o resultado nesta quarta-feira. Segundo o documento, os altos valores das transferencias de jogadores fazem com que essas ligas não sejam capazes de se sustentarem econômicamente.
O relatório ainda diz que os campeonatos nacionais da Alemanha e França são os únicos com rentabilidade econômica positiva entre todos os analisados na pesquisa.
Alemanha 2%
França 1%
Inglaterra -5%
Espanha -7%
Itália -12%
A empresa ainda faz referencia às gestões dos dois gigantes espanhóis: Barcelona e Real Madrid. De acordo com a AT Kearney, como os dois clubes elegem presidentes através de votações entre os sócios, o gasto exagerado em contratações se torna muito mais popular do que uma obtenção de um novo patrocínio, por exemplo.
![]() |
| Mesmo vitorioso nos últimos anos, clube teve que pedir empréstimo de 155 milhões de euros para pagar salários. |
![]() |
| Muito investimento, retorno abaixo das expectativas dentro de campo. |
Para a empresa, o futebol alemão é o que possui a estrutura mais rentável, pois os clubes se aproveitaram dos investimentos feitos nos seus estádios para a Copa de 2006 e investem cerca de 100 milhões de euros nas categorias de base, reduzindo os custos se salário e contratações.











1 comentários:
Os clubes mais endividados da Europa - Em milhões de euros
1. Manchester United - 820
2. Real Madrid - 800
3. Chelsea - 600
4. Barcelona - 500
5. Atlético de Madrid - 460
6. Inter de Milão - 431
7. Valencia - 398
8. Milan - 365
9. Arsenal - 350
10. Liverpool - 331
Fonte: Deloitte
Postar um comentário