quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Coluna do Bruno


http://euro.wheretobet.com/images/photos/48a34df45e9cf.jpg

Vai começar a English Premier League 2010/2011, e como é o 2º campeonato de futebol que eu mais acompanho, vou fazer minha coluna sobre ele. Na minha opnião a EPL é o melhor campeonato do mundo, com melhor nível técnico e também o que mais exige do fator físico dos jogadores. Mas nessa temporada 2010/2011 a Premier League perdeu um pouco do seu prestígio, muito pelas fracas campanha dos times ingleses nas competições européias do último ano, exceto o Fulham, que não é considerado um grande time inglês internacionalmente. Mas o que piorou mais foi o fracasso da seleção inglesa na Copa do Mundo 2010, que era uma seleção em que muitos apostavam como candidata ao título. A EPL também perdeu o posto para a Bundesliga de liga mais lucrativa mundialmente.

Na ultima edição da Premier League o Chelsea se sagrou campeão incontestávelmente, acabando com os sonhos do Manchester United e do Arsenal que se mantinham vivos na competição até as últimas rodadas. Veja aqui o resumo completo da Premier League 2009/2010.

Nessa temporada aconteceram algumas mudanças nas regras, uma nova regra coloca um limite máximo de 25 jogadores inscritos na Liga por equipa, sendo que 8 destes deverão ser jogadores criados no país. Entende-se por jogador criado no país ("home grown") o jogador que, independentemente da sua nacionalidade, esteve inscrito em qualquer uma das ligas da Federação de Futebol Inglesa ou Galesa por um período mínimo, contínuo ou não, de 3 épocas completas, ou 36 meses antes de ter completado 21 anos. Assim, até ao final da janela de transferências, a 31 de Agosto, cada equipa deverá submeter a sua lista de 25 jogadores, incluindo os 8 jogadores criados no país; lista esta que só poderá sofrer novas alterações aquando da reabertura do mercado de 1 a 31 de Janeiro. A partir de 1 de Janeiro os clubes da Premier League podem acrescentar ao seu plantel um número ilimitado de jogadores com idade inferior a 21 anos.

Agora vou dar a minha opnião sobre os times que eu acho que podem chegar ao título. Não vou falar de todos os 20 times, só os que eu considero com chances de ser campeão.

Chelsea: Campeão ano passado no final do campeonato, mas foi com sobra, time jogando bem, aplicando goleadas e etc. Possui um elenco muito forte, apesar de ter perdido Deco, Ballack e R. Carvalho para essa temporada, teve a volta de um dos melhores volantes do mundo, Essien, que voltou de contusão. Além disso contratou Ramires e Benayoun, que para muitos são contratações medianas, mas que só enriquecem o plantel do Chelsea, podem ajudar muito durante o decorrer da competição. O que pode atrapalhar um pouco o time na EPL é que após uma fraca campanha na Champiões League ano passado, o técnico Carlo Ancelotti com certeza vai querer conquistar a competição esse ano. Provável time titular: Cech; Bosingwa, Ivanovic, Terry, A. Cole; Malouda, Lampard, Essien, Benayoun; Drogba, Anelka.

Manchester United: O United pouco se movimentou no mercado de transferencias. Mas ainda assim, venceu os Blues na final da Community Shield. É um time forte, sentiu a saída de Cristiano Ronaldo na temporada anterior, depois tornou-se dependente demais do Rooney, que foi muito bem em boa parte da última temporada, o que custou caro ao time quando Rooney sofreu lesões. A maior contratação foi do mexicano Javier Hernández, que pode significar uma boa opção de ataque num elenco que tem Owen sempre às voltas com lesões e Berbatov às voltas com suas conhecidas dificuldades técnicas. Sempre será favorito. Provável time titular: Van der Sar; Rafael, Vidic, Ferdinand, Evra; Valencia, Scholes, Fletcher, Giggs; Chicarito, Rooney.

Arsenal: Foi um time que até surpreendeu na última temporada, fazendo uma boa campanha, inclusive com chances de título até o final. Pode também fazer um boa campanha esse ano, mas Arsène Wenger mantém sua política de apostar em jovens jogadores, o que pode deixar o time sem o amadurecimento necessário para lutar pelo título. A novela Fábregas terminou e para alívio dos Gunners o espanhol continua no Arsenal, mas o que para muitos é o melhor jogador do Arsenal atualmente, pode estar com a cabeça no Barcelona, o que poderia prejudicar o seu futebol. Perderam alguns bons jogadores como Gallas e Eduardo da Silva e contrataram o frances Koscielny e o marroquino Chamakh, que já mostrou ser bom jogador, já o jovem zagueiro ainda é uma incógnita. Provável time titular: Almunia, Sagna, Koscielny, Vermaelen, Clichy; Rosicky, Song, Fábregas, Arshavin; Van Persie, Chamakh.

Liverpool: Contratou Roy Hodgson, que fez excelente trabalho no Fulham, mas ainda é contestado para treinar um time de maior escalão. A permanência dos seus principais jogadores, Gerrard e Fernando Torres, e a vinda de alguns bons free agents, como Joe Cole, podem ajudar o Liverpool a ter uma temporada mais tranquila, pois a ultima foi um fracasso para os Reds. Se Gerrard e Torres estiverem bem física e tecnicamente, e Joe Cole conseguir realizar uma temporada consistente, é possível o time lutar pelo título. Gerrard já mostrou estar melhor no amistoso da Inglaterra contra Hungria. Também contratou os bons jogadores Christian Poulsen e Milan Jovanovic. A única perda relevante foi do meia Benayoun para o Chelsea. Provável time titular: Reina; Glen Johnson, Agger, Skrtel, Fábio Aurélio; Lucas, Poulsen, Gerrard, Joe Cole, Kuyt; Fernando Torres.

Tottenham: Já a algum tempo que o Tottenham batia na trave para chegar a Champions League, conseguiu na última temporada, fazendo uma boa campanha no campeonato. Vem forte pra essa temporada 2010/2011, pois tem um elenco compatível com os do "big four" e pode surpreender. A melhor contratação foi do volante Sandro ex Internacional, com passagens pela seleção nacional e considerado um bom jogador no Brasil, mas no começo deverá jogar em jogos menores. Provável time titular: Gomes, Corluka, King, Dawson, Ekotto; Bale, Modric, Huddlestone, Lennon, Kranjcar; Defoe.

Manchester City: Clube com mais dinheiro em caixa foi o que mais se movimentou no mercado de transferências. Tem chances de pelo menos chegar a vaga da Champions League, feito que quase conseguiu na temporada passada, perseguindo o Tottenham até o final da competição. Para mim o City vive um momento que o Chelsea viveu na transição Ranieri-Mourinho, os reforços são grandes, de valor e qualidade superiores aos de temporadas anteriores. Contratou bons jogadores como Yaya Touré, David Silva, Kolarov e agora Milner. Provável time titular: Joe Hart (Given); Boateng, Kolo Touré, Lescott, Kolarov; David Silva, Yaya Touré, Barry, Adam Johnson; Tévez, Adebayor.

Confira os jogos da primeira rodada da Premier League:

Aston Villa x West Ham
Blackburn Rovers x Everton
Blackpool x Wigan Ath.
Bolton x Fulham
Chelsea x West Brom.
Liverpool x Arsenal
Manchester Utd. x Newcastle
Sunderland x Birmingham
Tottenham x Manchester City
Wolverhampton x Stoke City

Para terminar todas as transferências dos 20 clubes da Premier League 2010/2011:

ARSENAL:
Entrou:
Marouane Chamakh (Bordeaux); Laurent Koscielny (Lorient).
Saíu: Phillippe Senderos (Fulham); Fran Mérida (At. Madrid); Eduardo (Shakhtar Donetsk); Sol Campbell (Newcastle).

ASTON VILLA:
Entrou: Stephen Ireland (Manchester City).
Saíu: Marlon Harewood (livre); Wilfried Bouma (livre); Nick Shorey (West Brom); James Milner (Manchester City).

BIRMINGHAM:
Entrou: Nikola Zigic (Valencia); Enric Vallés (NAC); Ben Foster (Man. Utd.).
Saíu: Gary McSheffrey (Coventry); Grégory Vignal (livre); Franck Queudrue (livre).

BLACKBURN:
Entrou: Mame Biram Diouf (Manchester Utd. empréstimo)
Saíu: Steven Reid (West Brom); Yildiray Basturk (livre).

BLACKPOOL:
Entrou: Craig Cathcart (Manchester Utd.); Ludovic Sylvestre (Mlada Boleslav); Elliot Grandin (CSKA Sófia); Malaury Martin (AS Monaco); Marlon Harewood (livre); Chris Basham (Bolton); Dekel Keinan (Maccabi Haifa).
Saíu: Al-Hassan Bangura (Mersin Yurdu); Daniel Nardiello (livre); Hameur Bouazza (livre); Ben Burgess (Notts. County).

BOLTON:
Entrou: Martin Petrov (Man. City); Robbie Blake (Burnley); Marcos Alonso (Real Madrid); Ivan Klasnic (Nantes).
Saíu: Nicky Hunt (livre); Gavin McCann (livre); Ali Al-Habsi (Wigan Ath. empréstimo); Stuart McDonald (livre); Ricardo Vaz Tê (livre); Chris Basham (Blackpool).

CHELSEA:
Entrou: Yossi Benayoun (Liverpool); Ramires (Benfica).
Saíu: Juliano Belletti (livre); Joe Cole (livre); Michael Ballack (livre); Miroslav Stoch (Fenerbahce); Deco (livre); Ricardo Carvalho (Real Madrid).

EVERTON:
Entrou: Jermaine Beckford (Leeds Utd.); Jan Mucha (Légia Varsóvia); João Silva (Desp. Aves); Magaye Gueye (Estrasburgo).
Saíu: Dan Gosling (Newcastle)

FULHAM:
Entrou: Phillippe Senderos (Arsenal); Jonathan Greening (West Brom); Moussa Dembélé (AZ Alkmaar).
Saíu: Chris Smalling (Man. Utd.); Erik Nevland (Viking); Wayne Brown (Bristol Rovers); Elliott Omozusi (Leyton Orient).

LIVERPOOL:
Entrou: Milan Jovanovic (St. Liège); Jonjo Shelvey (Charlton); Joe Cole (Chelsea); Danny Wilson (Glasgow Rangers); Fábio Aurélio (livre); Christian Poulsen (Juventus); Brad Jones (Middlesbrough).
Saíu: Fábio Aurélio (livre); Yossi Benayoun (Chelsea); Albert Riera (Olympiakos); Philipp Degen (Stuttgart, empréstimo).

MANCHESTER CITY:
Entrou: Yaya Touré (Barcelona); David Silva (Valencia); Jérôme Boateng (Hamburgo); Aleksandar Kolarov (Lazio); Alex Henshall (Swindon), Balotelli (Inter); James Milner (Aston Villa).
Saíu: Martin Petrov (Bolton); Sylvinho (livre); Benjani (livre); Nedum Onuoha (Sunderland, empréstimo); Craig Bellamy (Cardiff City, empréstimo); Stephen Ireland (Aston Villa).

MANCHESTER UNITED:
Entrou: Chris Smalling (Fulham); Javier Hernández (Guadalajara); Bebé (Vit. Guimarães).
Saíu: Zoran Tosic (CSKA Moscovo); Ben Foster (Birmingham); Mame Biram Diouf (Blackburn Rovers, empréstimo); Danny Welbeck (Sunderland, empréstimo).

NEWCASTLE:
Entrou: Dan Gosling (Everton); Sol Campbell (Arsenal); James Perch (Nottingham Forest).
Saíu: Nicky Butt (livre).

STOKE CITY:
Entrou: Florent Cuvelier (Portsmouth); Carlo Nash (livre); Kenwyne Jones (Sunderland); Jon Walters (Ipswich Town).
Saíu: Amdy Fayé (livre); Andy Griffin (Reading); Steve Simonsen (Sheffield Utd.).

SUNDERLAND:
Entrou: Cristian Riveros (Cruz Azul); Marcos Angeleri (Estudiantes); Simon Mignolet (VV St. Truiden); Ahmed Al-Muhammadi (Ennpi, empréstimo); Titus Bramble (Wigan Ath.); John Mensah (O. Lyon, empréstimo); Nedum Onuoha (Manchester City, empréstimo); Danny Welbeck (Manchester Utd., empréstimo).
Saíu: Roy O´Donovan (Coventry); Lorik Cana (Galatasaray); Daryl Murphy (Celtic); Marton Fulop (Ipswich Town); Kenwyne Jones (Stoke City).

TOTTENHAM:
Entrou: Sandro (Internacional).
Saíu: Adel Taarabt (Q.P.R.).

WEST BROM.:
Entrou: Pablo Ibáñez (At. Madrid); Steven Reid (Blackburn); Gabriel Tamas (Auxerre); Boaz Myhill (Hull City); Nick Shorey (Aston Villa).
Saíu: Filipe Teixeira (Metalurg); Robert Koren (livre); Jonathan Greening (Fulham).

WEST HAM:
Entrou: Thomas Hitzlsperger (Lazio); Pablo Barrera (Pumas); Frederic Piquionne (O. Lyon); Tal Ben Haim (Portsmouth, empréstimo); Winston Reid (Midtjylland).
Saíu: Guillermo Franco (livre); Ilan (livre).

WIGAN ATH.:
Entrou: Antolín Alcaraz (Club Brugge); Mauro Boselli (Estudiantes); Ali Al-Habsi (Bolton, empréstimo); James MacArthur (Hamilton).
Saíu: Tomasz Cywka (Derby County); Mario Melchiot (livre); Richard Kingson (livre); Titus Bramble (Sunderland); Paul Scharner (livre).

WOLVERHAMPTON:
Entrou: Steven Fletcher (Burnley); Stephen Hunt (Hull City); Jelle van Damme (Anderlecht); Steven Mouyokolo (Hull City); Adlene Guedioura (livre).
Saíu: Chris Iwelumo (Burnley); Jason Shackell (livre); George Friend (Doncaster); Andrew Surman (Norwich).

3 comentários:

Hart titular no gol do City ?

Pode ser o Given, mas sairam umas declarações que o Hart seria o titular e que o Given até seria negociado.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More