sábado, 21 de agosto de 2010

Coluna do Victor


Um dos assuntos mais discutidos nessa semana, foi o desfecho da novela Neymar - Chelsea. Após o time inglês ter apresentado sua proposta tentadora, o jogador de 18 anos recusou e preferiu ficar no Santos.

Um fato raro de acontecer, já que nossos talentos costumam ir muito cedo para fora do país. Muitos falam que isso pode representar um marco pro futebol brasileiro, que a partir de agora, os clubes passem a não aceitar propostas pelos seus jovens talentos. Porém, eu vejo esse caso de Neymar, como um fato isolado. Ao mesmo tempo que o camisa 11 do Santos fica, André e Wesley dão adeus à Vila Belmiro. Óbvio que todos nós queremos que nossos grandes jogadores joguem aqui no Brasil, mas a saída deles para a Europa é quase inevitável. Mais cedo ou mais tarde, Neymar sairá, e os torcedores sentirão saudades de ver o futebol do garoto no Santos.

photo
Foto: Reuters

Acho engraçado também, é o modo como algumas pessoas enxergam os clubes europeus, como predadores, "interesseiros desmesurados", que tentam sugar o nosso campeonato levando os melhores jogadores. Como se não fosse normal uma liga de porte maior buscar jogadores em centros menores e mais fracos econômicamente. Falando desse jeito, até parece que a Europa é um lugar horrível, onde é impossível um jogador desenvolver seu futebol e prosperar na carreira. Concordo que um jogador de 18 anos ir para a Europa é um tanto quanto precipitado, mas o fracasso ou sucesso de uma carreira internacional depende mais do jogador do que qualquer outra coisa. Veja os exemplos de Kaká e Robinho. O primeiro obteve sucesso, enquanto o segundo ainda procura seu lugar ao sol. E os dois saíram novos do Brasil.

Enfim, gostei da permanência de Neymar, e espero que Ganso repita o "feito". Porém, não coloco muita fé de que as próximas gerações de talentos brasileiros fiquem muito tempo atuando no Brasil antes de serem negociados para o exterior.






0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More