Depois de Bernie Ecclestone, um dos chefões da Fórmula 1 fazer sérias críticas públicas ao circuito de Interlagos, em São Paulo, surgiram boatos de a Fórmula 1 acontecer em outros locais no Brasil.
![]() |
| Fórmula 1 em Interlagos. (foto: autodromointerlagos.com) |
Até que a Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro comunicou, também publicamente, que defende a realização do GP da modalidade do Brasil no Rio de Janeiro, no lugar de São Paulo. Confira uma parte importante do comunicado abaixo:
“A Copa do Mundo e as Olimpíadas vão provocar a ampliação da rede hoteleira da cidade. Mas como ficará a ocupação dos hotéis quando terminarem estes eventos que duram cerca de 1 mês? O Rio precisa de grandes eventos todos os anos, e a Fórmula 1, sem dúvida, está entre os maiores.”
Palavras do presidente da Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro, Djalma Neves, que afirma que, se não for possível a utilização do autódromo de Jacarepaguá, é possível receber a Fórmula 1 num novo autódromo, que seria construído na zona norte da cidade em 2012.
![]() |
| GP do Brasil de 1989, realizado no autódromo de Jacarepaguá. (foto: f1-facts.com) |
O autódromo de Jacarepaguá, cujo nome ao certo é Autódromo Internacional Nelson Piquet, foi inaugurado em 1978 e até 1989 sediou as provas do GP do Brasil de Fórmula 1. A partir de 1995 até o ano de 2004 o autódromo sediou a etapa brasileira do MotoGP. De 1996 até 2000 sediou uma etapa da CART. Para os Jogos Pan-americanos de 2007, o autódromo passou por intervenções para dar lugar ao Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, e, portanto, teve sua pista reduzida, deixando de ter a curva norte, uma das mais desafiadoras do circuito. Entretanto, o autódromo ainda possui o circuito "oval". O autódromo ainda recebe as etapas da Stock Car Brasil. Em 2008, foi anunciada oficialmente a demolição do autódromo, com o objetivo de abrigar instalações para uma possível candidatura da cidade do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.











0 comentários:
Postar um comentário