domingo, 1 de agosto de 2010

Mark Webber vence na Hungria e é o novo líder do Mundial


O início da corrida. (foto: espnbrasil.terra.br)
O australiano Mark Webber fez uma corrida fantástica na Hungria, ele e sua equipe RBR fizeram um excelente Grande Premio. Webber completou o pódio com Fernando Alonso e Sebastian Vettel. O brasileiro Felipe Massa fez uma corrida segura e manteve a posição de sua qualificação, quarto lugar.

Webber, Alonso e Vettel no pódio. GP Hungria. F1
Webber comemora vitória que o deixou líder do campeonato. (foto: globoesporte.com)

A RBR quase dominou a prova inteira, só não conseguiu uma dobradinha por causa de uma penalidade aplicada ao Sebastian Vettel, fazendo com Alonso ficasse com o segundo lugar. Webber consegiu fazer sua vitória após 43 voltas com o pneu supermacio, sem fazer pit stop, melhorando seu tempo vola atras de volta. A estratégia usada e ousada de sua equipe foi o que definiu boa parte de sua vitória. Vettel teve tudo para passar Alonso depois de ter sofrido a penalidade, mas preferiu não arriscar muito seu terceiro lugar.

Webber GP Hungria. Fórmula 1
Alonso apenas se defendeu de Vettel na corrida. (foto:espnbrasil.terra.br)

O alemão chegou a liderar, mas se complicou após cometer uma irregularidade antes da saída do safety car. No momento da relargada, Vettel deixou que o líder Webber abrisse vantagem equivalente ao espaço de mais de dez carros, o que é ilegal. Com isso, acabou punido pela direção de prova com um drive through.

Vettel chegou a liderar, mas foi punido com um drive through terminando em terceiro. (foto: globoesporte.com)
Felipe Massa fez uma corrida apenas discreta, chegou a perder uma posição, caindo para quinto, mas se beneficiou pelo abandono de Hamilton. Com isso terminou a prova com a quarta colocação. Barrichello teve uma largarda muito boa, pulando de 12º para nono, enquanto a maioria dos pilotos à sua frente saía com os pneus supermacios, sua Williams estava com os duros e poderia retardar o pit stop.

Massa terminou em quarto. (foto: globoesporte.com)
Mas o que marcou nessa corrida, aconteceu na 66ª volta. Barrichello trocou de pneus e seu desempenho melhorou muito, logo encostou em Michael Schumacher, heptacampeão mundial e seu antigo companheiro. Schumacher já tinha tirado algumas vitórias de Barrichello na época de Ferrari e Barrichello deixa claro até hoje que não simpatiza com o alemão. Barrichello era muito mais rápido, mas o Alemão defendeu sua posição. Depois de 4 voltas o brasileiro foi com tudo e conseguiu a ultrapassagem. Com uma manobra suja, o alemão espremeu o brasileiro no muro, quase causando um acidente. Só que o piloto da Williams se manteve firme e ganhou a posição. Nunca um ponto em uma corrida foi tão comemorado e valeu tanto para um piloto numa disputa que lembrou os velhos tempos da Fórmula 1.

Barrichello é espremido por Schumacher no muro do GP da Hungria
Schumacher quando Rubinho o ultrapassava. (foto: esporteinterativo.terra.br)

Após a corrida na Hungria, os comissários de prova da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiram punir Schumacher por ter jogado Barrichello no muro quando o brasileiro fez a ultrapassagem. O alemão da Mercedes vai perder dez posições no grid de largada do GP da Bélgica, próxima corrida da temporada, no dia 28 de agosto.

O inglês da McLaren Lewis Hamilton sofreu um problema mecânico na 24ª volta e parou no meio da pista, e era o lider do campeonato. Com a vitória, Webber passa a assumir a ponta. Hamilton também começa a ver outros encostarem na sua colocação no campeonato.

Hamilton não chegou ao final da corrida. (foto: globoesporte.com)
Confira o resultado final do GP da Hungria:

1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault)
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari)
5 - Vitaly Petrov (RUS/Renault)
6 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth)
7 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari)
8 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)
10 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth)
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
12 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari)
13 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes)
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth)
15 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth)
16 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth)
17 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth)
18 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth)
19 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth)

Não completaram:

Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
Robert Kubica (POL/Renault)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)
Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari)

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More