terça-feira, 7 de setembro de 2010

Coluna do Gabriel


As 3 semanas em que o basquete voltou (?) a ser o segundo esporte dos brasileiros.

photo
(Foto: Reuters)

Nessa últimas semanas tivemos o Mundial de Basquete , esporte que andava meio esquecido entre os brasileiros. Na verdade , o único esporte que realmente é acompanhado no Brasil é o futebol , vôlei só em competições como a Liga Mundial , Gran Prix , Copa do Mundo... e como todo ano tem um desses torneios, passa a impressão que ele é o nosso segundo esporte .

Mas a verdade é que o povo brasileiro não tem um segundo esporte . Esporte que não seja o futebol , sobrevive de fenômenos . Natação vem nessa balada com o Cielo , o dia que ele parar , natação voltará ao ostracismo . O tênis na época áurea de Guga , tinha grande espaço na mídia . Mas não houve um trabalho para aproveitar esse fenômeno e o desenvolvimento de novos talentos , e agora o esporte voltou a ser praticado por burgueses . Incrível como as federações não conseguem aproveitar esses fenômenos do esporte para o desenvolvimento do mesmo .

(Foto: Reuters)

O vôlei é o único esporte que parece estar no caminho certo. A CBV faz um bom trabalho de desenvolvimento de categorias de base , com um belo Centro de Treinamentos no Rio de Janeiro e os resultados aparecem . A seleção está se renovando e consegue manter-se no topo , não sendo refém de uma geração vencedora . Mas o vôlei é o segundo esporte do brasileiro ? Na minha opinião não . Quem aqui acompanha a Superliga ? Feminina ou Masculina ? Poucos . Eu só assisto na série final , se assisto .

Seleção brasileira juvenil de vôlei (Foto: Reuters)

O Basquete brasileiro teve seu sucesso nos anos 50 , mas assim como os outros fenômenos não foi aproveitado . Agora com esse mundial , o esporte voltou as manchetes , mas o novo fracasso contra a Argentina pode ter feito com que tudo vá por água a baixo .

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More