quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Coluna do Gabriel - O Fenômeno Galês


photo 
Foto: Reuters

Nascido em Cardiff , no País de Gales . Jogador de lado de campo , habilidoso , explosivo. Correndo pelo flanco esquerdo com a bola em seus pés dominada como se fosse uma parte de seu corpo , é quase impossível de ser parado . Defende a camisa 11 de seu país , mas infelizmente Gales dificilmente irá proporcionar o mundo a possibilidade de vê-lo em campo numa copa do mundo. Estou falando de Gareth Bale , mas bem que parece ser de Ryan Giggs .

photo
(Foto: Reuters)

O jovem jogador nascido em 16 de julho de 1989 , começou a sua carreira no Southampton . Estreou em 2005, com apenas 16 anos. Jogando pela lateral esquerda , chamou a atenção do Tottenham , que o contratou por 5 milhões de libras em 2007. Estreou na equipe principal dos Spurs em 26 de agosto do mesmo ano contra justamente a equipe de Ryan Giggs , o Manchester United, em Old Tradford. Parecia o destino querendo mostrar para o jovem jogador o exemplo a seguir. Em segundo jogo , Bale marcou pela primeira vez com a camisa do Tottenham , mas infelizmente ele se lesionou e ficou alguns meses parado. Quando voltou , havia perdido seu espaço no time principal . E para piorar , uma espécie de maldição passou a cercá-lo . Entre a temporada 07/08 e 08/09 , quando Bale entrava em campo , os Spurs não ganhavam. Foram 25 partidas de Premier League até que a maldição fosse quebrada . Nesse período ele quase se transferiu para outra equipe.

(Foto: BBC sports)

Passada a maldição , Bale começou a buscar seu espaço . Com Assou Ekoto em boa fase , suas oportunidades eram poucas . Mas quando o camaronês se machucou , Gareth Bale entrou e não saiu mais. Em uma grande seqüencia de partidas , onde marcou gols contra Arsenal e Chelsea em seqüencia , Bale foi nomeado o jogador do mês de Abril e não saiu mais do time. A sua forma espetacular continuou até o final da Premier League , sendo ele o principal responsável pela chegada da equipe a UEFA Champions League  pela primeira vez em mais de 40 anos, primeiro como lateral esquerdo e depois no meio campo , onde se firmou . Sua performance rendeu uma renovação de contrato por mais 4 anos com a equipe londrina.

Estreou na seleção do País de Gales em 2006 , com apenas 17 anos . Até hoje são 27 partidas , tendo marcado 3 gols. Lá , ele usa a camisa número 11 , imortalizada por Ryan Giggs . Infelizmente , sua nacionalidade provavelmente o impedirá de disputar uma copa do mundo . Gales tem somente uma participação , na copa da Suécia em 1958.

Essa coluna foi escrita logo após a grande exibição de Bale contra a Inter de Milão , onde ele quase levou o Tottenham a um resultado histórico , após está perdendo por 4x0 com 1 jogador a menos , para 4x3 . Confesso que até então relutava em rotula-lo como novo Giggs , até por ser admirador do jogador do United. Mas após a partida de hoje , não duvido que Gareth Bale tem um futuro brilhante pela frente e pode ser, quem sabe , até maior que seu compatriota .







0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More