quinta-feira, 14 de abril de 2011

Coluna do Gabriel: Parabéns Aranha !


Hoje, 14 de abril, dia em que foi confirmada a sua presença no UFC 134 no Rio de Janeiro, é aniversário de Anderson Silva, o melhor lutador de MMA do mundo.

O campeão dos pesos médios do UFC completou 36 anos e está na melhor forma de sua carreira. São 14 vitórias seguidas, série que vem desde o dia 22 abril de 2006, quando venceu Tony Fryklund no extinto Cage Rage. O Aranha lutou 13 vezes no UFC, com 13 vitórias, sendo 2 na categoria dos Meio-Pesados.

Anderson com seu cinturão de campeão. (Foto: mmabay.co.uk)

Anderson conquistou o título de campeão dos pesos médios do UFC com uma vitória devastadora sobre o então campeão Rich Franklin, ganhando por nocaute com apenas 3 minutos de luta. Desde então foram 8 defesas de cinturão com sucesso, recorde do Ultimate Fighter. Ele tem também o recorde do maior número de vitórias consecutivas, 13.

O famoso chute que lhe deu a vitória contra Vitor Belfort. (Foto: forumbrasil.net)

Anderson Silva foi "descoberto" pelos brasileiros em fevereiro de 2011. Anderson Silva lutaria contra o também brasileiro Vitor Belfort, no que era chamada de luta do século. As semanas que antecederam a luta foram de muita provocação e foi criada uma espectativa sobre o evento sem prescedentes no Brasil.

Anderson vai para a pesagem usando uma máscara, em resposta aos comentários de Belfort, que o chamou de mascarado.
(Foto: fightertrends.com)

Eu nunca havia assistido a nenhum UFC, conhecia Anderson Silva e Belfort somente de nome. Mas a propaganda e o alvoroço me pegaram, passei a semana toda pesquisando sobre os lutadores. No dia, assisti a luta em casa com dois amigos. Confesso que torci para Vitor, mas apenas por tratar-se de um carioca assim como eu. As três e meia da manhã começou a luta, as três e trinta e três acabou. Um chute fulminante de Anderson acabou com Belfort. Desde então sou fascinado pelo esporte, acompanhei todos as edições até agora, e me tornei fã do Aranha. 

Anderson  Silva no programa "Mais Você". (Foto: Divulgação)

Essa luta no UFC 126 foi importantíssima para difundir o esporte no Brasil. Anderson Silva foi noticia em todos os veículos de comunicação nas semanas seguintes, aparecendo em vários programas de televisão, tornando-se efetivamente conhecido pela população brasileira. Toda reverência a Anderson Silva é merecida, no Estados Unidos há uma resistência do público por causa de seu jeito polêmico e de sua "marra", mas eu gosto de ver um atleta brasileiro com esse tipo de confiança. Chega de ver nossos principais atletas como humildes sofredores e chorando de felicidade no pódio, não é? 


Foto: Arquivo portaldepaulinia.com.br

Hoje, Anderson Silva é o melhor atleta brasileiro. Sei que é difícil comparar entre esportes diferentes, mas o único que se aproxime talvez seja o nadador Cesar Cielo. E vocês, o que acham? 






1 comentários:

Bom, primeiramente, a coluna ficou muito boa. Parabéns.

Só discordo na parte em que voce diz que o Anderson Silva
foi descoberto no Brasil depois do UFC 126. Ele apareceu mais na
mídia depois dessa luta, mas já era um dos lutadores de MMA
mais conhecidos aqui desde as lutas contra o Franklin e Sonnen.
A verdade é que ainda tem um certo preconceito contra o MMA aqui
no Brasil, principalmente por parte da mídia aberta.

Concordo demais quando voce diz que já estamos de saco cheio dos
nossos atletas humildes demais. Principalmente nesse esporte, o
cara tem que ser assim, como o Anderson Silva é.

E a pergunta final, concordo. O Anderson Silva é atualmente o
atleta brasileiro em melhor fase. E disparado, nem Cesar Cielo
chega perto do Spider. Mas é claro, que isso pode mudar em
pouco tempo, ou não.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More