Cam Newton em ação defendendo Auburn (foto: Reuters) |
O quarterback da universidade de Auburn, Cam Newton, é certamente o jogador mais badalado dentre todos que participarão do draft da NFL em abril. O motivo para tal expectativa no jogador de 21 anos se deve obviamente à sua boa produção na liga universitária e também pela sua carreira, até então curta, mas já conturbada.
De fato Newton é diferenciado, a começar pelo seu porte físico: com 1,96m e 112 kg o quarterback que jogou pela Westlake (Georgia) no high school tem facilidade em se mover fora do pocket, e foi desse jeito que em 2010, Newton faturou o Heisman Trophy com impressionantes 30 passes para touchdowns e 20 touchdowns corridos. Porém, antes de chegar em Auburn, Newton passou por outras duas universidades.
No seu primeiro ano em 2007, foi o quarterback reserva de Tim Tebow na universidade da Florida e não teve muitas oportunidades de jogar. No ano seguinte, Newton foi titular no primeiro jogo da temporada mas fraturou o tornozelo e optou por uma temporada redshirt*. Em novembro do mesmo ano, foi acusado de roubar um laptop de um aluno da universidade. Após o computador ter sido de fato encontrado em sua posse, Newton foi suspenso da equipe e se retirou da universidade. Boatos indicam que a decisão tomada pelo quarterback evitou uma possível punição ou até uma expulsão, já que Newton teria violado três regras de conduta da universidade.
Newton (à esquerda, #13) no huddle. Tebow (à direita, #15) era o titular do Gators (foto: Wikipedia) |
Em 2009 Newton se transferiu para a Blinn College, no Texas. Em uma liga teoricamente mais fácil, liderou a equipe à vitória no NJCAA National Football Championship. Naquela temporada, em 12 partidas o jogador passou para 22 touchdowns e lançou nenhuma interceptação. Em dezembro do mesmo ano, Newton anunciou seu desejo em se transferir para Auburn.
Newton em Blinn College (foto: Chron.com) |
Apesar da campanha invicta e do Heisman Trophy conquistado, Newton se viu no meio de mais incidentes fora do campo. Dessa vez por conta de seu pai, Cecil Newton, ex-safety do Dallas Cowboys. O pai do quarterback teria oferecido 180 mil dólares para a Mississippi State para que seu filho jogasse pela equipe. Após investigar as acusações, em dezembro a NCAA declarou Newton inelegível para atuar. Auburn apelou imediatamente e o quarterback foi autorizado para disputar o SEC Championship Game, que aconteceu três dias após a decisão da liga. A explicação da NCAA de voltar atrás da decisão foi que nem Newton quanto ninguém da universidade de Auburn tinha conhecimento das ações de Cecil. Na final, Newton lançou dois touchdowns e uma interceptação, e liderou sua equipe ao título.
Cam Newton beijando o troféu do BCS National Championship (foto: Reuters) |
Agora o quarterback terá que provar que sua habilidade atlética e liderança em campo se sobrepõem a dúvidas sobre o seu caráter. Até o momento, foram oito times que demonstraram interesse, marcando treinos em locais fechados. No draft, Newton descobrirá se será mais um ou se será único na NFL.
*Redshirt é o termo utilizado para uma temporada onde o jogador opta por não jogar (válida para todas as competições, de todos os esportes, da NCAA). O motivo pode ser por lesão ou então um aprimoramento na forma física ou técnica do atleta (aprendizado das estratégias do jogo, exemplo do futebol americano). Durante a temporada redshirt o jogador terá que comparecer as aulas, os treinos da equipe, mas não participará dos jogos. Com isso, foi criado o termo "fifth-year senior", quando o atleta utiliza cinco anos acadêmicos para concluir os quatro anos de "elegibilidade esportiva". (No caso de Newton, o quarterback optou por participar do draft esse ano, mesmo tendo a opção de jogar mais um ano na NCAA.)
0 comentários:
Postar um comentário