Lendo uma coluna de Tim Vickery, colunista da BBC encarregado de acompanhar o futebol sul-americano, resolvi falar sobre a visão dos europeus (mais especificamente ingleses) sobre o nosso futebol, sobre nossos jogadores.
Da coluna, deu pra perceber como eles entendem nosso campeonato. Como nossos melhores jogadores estão jogando fora do país, o campeonato nacional se torna um resto do que sobrou, caracterizado pela lerdeza, pelos grandes espaços existentes em campo e ainda pela arbitragem, que marca falta em qualquer contato. Vickery cita que um dos grandes "playmakers" em atividade no país, é o sérvio Petkovic de 37 anos, salientando ainda que o jogador não teve uma grande passagem na Europa e que também não teve carreira alguma na seleção nacional. Isso deixa claro que o campeonato brasileiro, para eles, é um campeonato fraco.
Dejan Petkovic com 37 anos, foi um dos melhores jogadores do campeonato de 2009. |
Mas nem tudo são horrores. O colunista fala das promessas, Ganso e Neymar e do bom futebol praticado pela equipe do Santos no primeiro semestre. Mas aí, começa a falar dos jogadores e de um fenômeno que já foi tratado aqui no blog, na coluna do Gabriel. Estarão Ganso e Neymar preparados para corresponderem às grandes expectativas, ou seguirão os passos de Denílson e Robinho? Serão capazes de se concentrarem apenas no futebol e se esquecerem dos bajuladores, aqueles que enfatizam demasiadamente o desempenho de (até então) promessas, e nada mais?
Futuro promissor ou apenas mais jogadores que não deram certo? |
Então, respondendo a pergunta feita na coluna do Gabriel: sim, os jogadores brasileiros estão com filme queimado no exterior, mostrando que são atletas com muito talento e potencial, porém não conseguem repetir o futebol apresentado no campeonato nacional, fraco e ilusório.
2 comentários:
Concordo contigo! Mas, isso acontece porque é uma crise pontual, certo? Sim! Mas não é pontual porque é uma crise estrutural. Entende?
Eu acho o campeonato brasileiro o mais disputado, porem um dos que tem o pior nivel tecnico.
Postar um comentário