Mavericks vencem Lakers e já estão na final da Conferência Oeste

Dallas Mavericks fecham a série contra Los Angeles Lakers em 4-0.

Ressurreição de Bellucci?

Após boas vitórias, tenista fica esperançoso sobre futuro.

Imbatível, Djokovic fatura mais um título

Tenista sérvio continua invicto e termina com série de vitórias de Nadal.

Podcast nº 1: Champions League, Europa League, F1 e UFC Rio

Em fim saiu o primeiro podcast do Nem Tudo São Gols ! Gravado no dia 18 de abril, falamos sobre Champions League, Europa League, Fórmula 1 e UFC Rio.

Definidos os playoffs da NBA

A última rodada da temporada regular da NBA aconteceu nesta quarta-feira e agora estão definidos os confrontos dos playoffs.

Coluna do Gabriel: Parabéns Aranha !

Hoje, 14 de abril, dia em que foi confirmada a sua presença no UFC 134 no Rio de Janeiro, é aniversário de Anderson Silva, o melhor lutador de MMA do mundo.

CONFIRMADO: Anderson Silva enfrenta Okami no UFC Rio, que será o n° 134

Dana White confirmou em entrevista ao USA Today que Anderson Silva enfrentará o japonês Yushin Okami no UFC Rio.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Federer e Bellucci vencem na estréia

No primeiro dia do US Open o brasileiro Thomaz Bellucci ganhou o americano Tim Smyczek. Bellucci passou com tranquilidade para a segunda rodada, com parciais de 6-3, 7-5 e 7-6.

http://www.reuters.com/resources/r/?m=02&d=20100831&t=2&i=193389189&w=&fh=&fw=&ll=&pl=&r=2010-08-31T033135Z_01_USO534_RTRIDSP_0_TENNIS-OPEN
Foto: Reuters

O suíço Roger Federer também passou facilmente pelo argetino Brian Dabul, com parciais de 6-1, 6-4 e 6-2. Federer ainda proporcionou um lance sensacional na partida. Após tomar um lob do argentino, Federer conseguiu o gran willy, lance onde o tenista acerta a bola entre as pernas. Veja o lance:



Também no US Open, desta vez em 2006, Federer executou outro lance incrível, contra o inglês Tim Henman. Veja o lance:



fonte: espn.com.br


Siga o Nem Tudo São Gols pelo Twitter.




segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mundial de Basquete: Brasil 68 x 70 Estados Unidos

Nessa segunda-feira dia 30/8 o Brasil enfrentou a temida seleção americana pela terceira rodada do Mundial de Basquete .

http://www.reuters.com/resources/r/?m=02&d=20100830&t=2&i=193071029&w=&fh=&fw=&ll=&pl=&r=2010-08-30T190054Z_01_BWC345_RTRIDSP_0_BASKETBALL-WORLD
Foto: Reuters

Novamente sem Anderson Varejão , o Brasil começou a partida muito bem , fazendo um primeiro quarto sensacional , defendendo muito bem e com aproveitamento muito alto no ataque , destaque para Marcelo Huertas que armava a equipe muito bem e Leandrinho que chamava a responsabilidade , acertando 3 bolas de 3 pontos seguidas , o quarto terminou em 28x22 . No segundo quarto , o Brasil começou a errar um pouco mais e o Estados Unidos conseguiu diminuir a vantagem , que oscilava entre 2 e 3 pontos , com boa atuação do ala Kevin Durant . O primeiro tempo terminou Brasil 46 x 43 Estados Unidos .

No segundo tempo , o Estados Unidos melhorou a sua marcação e conseguiu passar a frente no placar. O Brasil começou a errar muito , e na metade do terceiro quarto perdeu Splitter e Huertas , os dois com 4 faltas. No ultimo quarto , as duas equipes apresentaram um baixíssimo nivel , errando muitos arremessos e transições. Faltando alguns segundos para o final do quarto , o Brasil tinha a posse de bola perdendo por 2 pontos e Marcelinho Huertas sofreu a falta e foi cobrar dois lances livres , podendo levar a partida para a prorrogação , mas errou o primeiro . No segundo ele errou propositalmente para que o Brasil tentasse recuperar o rebote , o que aconteceu , a bola foi para as mãos de Leandrinho faltando 2 segundos e muito marcado ele consegue o arremesso , mas a bola bate duas vezes no aro e não entra . Final de jogo Estados Unidos 70 x 68 Brasil .






Fim da temporada regular do Carioca Bowl

Nesse domingo acabou a temporada regular do campeonato mais tradicional de futebol americano do país , o Carioca Bowl .

(Foto: Bruno Macchiute / FeFARJ)
 Em sua décima primeira edição , o campeonato contou com 11 equipes . Se classificaram de forma direta para as semi finais do torneio a equipe do Piratas de Copacabana em primeiro lugar e o Copacabana Titãs em segundo . Classificaram para o Wildcard a equipe do Botafogo Mamutes em terceiro , Ipanema Tatuís em quarto , América Red Lions em quinto e Rio de Janeiro Sharks em sexto . Os confrontos do wildcard ocorrerão nos dias 11 e 12 de Setembro. Dia 11 o Mamutes enfrenta o Sharks e no dia 12 o Tatuís enfrenta o atual campeão Red Lions .

Fonte: Acessoria de Imprensa FeFARJ.






US Open começa nesta segunda feira

Nesta segunda feira começa o US Open, um dos quatro torneios grand slam do ano. Este ano, o aberto não terá o atual campeão, o argentino Juan Martín Del Potro, que está fora por causa de lesão.

http://www.wavemagazine.net/arhiva/23/sport/us_open.jpg

Mas em compensação, Flushing Meadows será palco de um possível encontro dos dois melhores tenistas da atualidade: Rafael Nadal e Roger Federer.

O retrospecto do espanhol atual número um do ranking mundial no US Open, conta com duas semifinais nos dois últimos anos. Apesar de nunca ter ganhado o título nos EUA, Nadal já conquistou Roland Garros e Wimbledon esse ano e corre atrás para fazer o Grand Slam, momento onde um tenista alcança o título nos quatro torneios de grand slam (Nadal também ganhou o Australian Open em 2009). Se conseguir a proeza, o tenista de 24 anos será o mais jovem a conseguir executar o feito.

http://www.reuters.com/resources/r/?m=02&d=20100819&t=2&i=184216233&w=&fh=&fw=&ll=&pl=&r=2010-08-19T203456Z_01_CIN21_RTRIDSP_0_TENNIS-MEN-CINCINNATI
Foto: Reuters

Já Roger Federer entra no torneio como cabeça de chave número dois, diferentemente dos últimos anos. O suíço pentacampeão do US Open tentará ganhar o seu segundo grand slam do ano, após vitória na Austrália em janeiro. Nos EUA, Federer tentará impedir que Nadal aumente seu espaço entre os grandes campeões.

http://www.reuters.com/resources/r/?m=02&d=20100820&t=2&i=185119397&w=&fh=&fw=&ll=&pl=&r=2010-08-20T232426Z_01_CIN39_RTRIDSP_0_TENNIS-MEN-CINCINNATI
Foto: Reuters

Correndo por fora, estão o sérvio Novak Djokovic e o britânico Andy Murray. Os dois foram vice campeões em 2007 e 2008, respectivamente. Andy Roddick é a grande esperança da torcida local. Desde 2003 um tenista americano não vence o US Open, quando o mesmo Roddick faturou o título.

Thomaz Bellucci é o brasileiro mais bem rankeado no torneio. Em 28º no ranking mundial, Bellucci espera passar da segunda fase, o mais longe onde chegou até agora.

No torneio feminino, a atual número um do mundo, a americana Serena Williams não jogará, devido à uma cirurgia no pé. Com isso, a principal rival da atual campeã Kim Clijsters é a dinamarquesa Caroline Wozniacki.

No primeiro dia de US Open, destaque para a partida entre Lleyton Hewitt e Paul-Henri Mathieu. No feminino, Daniela Hantuchova enfrenta Dinara Safina.

Fonte: espn.com.br





domingo, 29 de agosto de 2010

LBFA: Semana 6

No sábado, dois jogos aconteceram pela LBFA. O Cuiabá Arsenal viajou até São Paulo para encarar o Corinthians Steamrollers, enquanto que o Porto Alegre Pumpkins recebeu o Barigui Crocodiles.

http://diarionfl.zip.net/images/lbfa_oficial_logo_medio.jpg

Barigui Crocodiles 26 @ 7 Porto Alegre Pumpkins:
Logo no início do jogo, os Crocodiles marcaram um touchdown com o fullback Ericson. No segundo quarto, o halfback Bruno anotou o primeiro touchdown dele, e o segundo do jogo, porém o extra point não foi convertido. A equipe do Pumpkins conseguiu anotar seu tochdown com uma corrida do halfback Jamal. No final do primeiro tempo, os Crocodiles ainda interceptaram os Pumpkins, mas já não havia tempo para mais nada. Crocodiles 17 @ 7 Pumpkins. No último quarto, Bruno marca mais duas vezes, dessa vez retornando um punt para touchdown, correndo 73 jardas. Na tentativa de uma conversão de dois pontos, a equipe visitante erra; 19 a 7. Seu terceiro touchdown veio no fim do jogo, numa corrida de 2 jardas, dando números finais ao jogo. Crocodiles 26 @ 7 Pumpkins.

Cuiabá Arsenal 26 @ 22 Corinthians Steamrollers:
No início do jogo, os visitantes marcaram um touchdown com Bruno Loeshke, mas não conseguiram marcar o extra point. No segundo quarto, os corinthianos viraram com Paulinho. Arsenal 6 x 7 Steamrollers No segundo tempo, o Cuiabá marcou mais um touchdown e novamente não converteu o extra point. Mas o Corinthians marcou com um passe de 30 jardas do QB norte-americano Frost para o TE Agnoletto, deixando a vantagem novamente para os paulistas, 14 x 12. No último quarto, em uma corrida de uma jarda do FB Thiagão, o Arsenal virou para 20 x 14, com a conversão de dois pontos bem executada. Mais tarde, Thiagão marcou novamente e adicionou 6 pontos para o placar. Na tentativa de uma reação, na linha de uma jarda do Arsenal, o QB Frost passou para Leal. Com a conversão de dois pontos bem sucedida, os paulistas encostaram no placar. Faltando um minuto e meio para o fim, o Steamrollers tentou e recuperou um onside kick na linha de 45 jardas de seu próprio campo. Conseguiram o avanço até a linha de 14 jardas do Arsenal, mas pararam ali. Cuiabá Arsenal 26 @ 22 Corinthians Steamrollers.

Fonte: Comunidade LBFA; lbfa.com.br



Veja nossa página no Facebook.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube.

Inscreva-se no nosso Feed.

Nosso perfil no Orkut.

Torneio Touchdown: São José Istepôs 10 @ 21 Curitiba Hurricanes

Em jogo do Torneio Touchdown, o time do São José Istepôs viajou até Curitiba para enfrentar os Hurricanes.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilLfPx1tdKa0iIKQc7Vp123JIMWMI8SBY5f6JJS0kYAydf_wd_fE_6RXWwNEr-gVx6tFwA_W_0Yz4JR2pMY9jFcSeQRit-eNb3bPZrJTZlb3Y5DZdhiW2CJsi7LuRs9hryAm_RZRBLuZc/s1600/Hurricanes.JPG

Logo no início do jogo, os donos da casa abriram o placar com um QB sneak do quarterback Leonardo Kradjen. No segundo quarto, o São José Istepôs fez um field goal e deixou o placar em 7 a 3 para o Hurricanes. E no fim do primeiro tempo, os visitantes viraram a partida, 10 a 3 à favor do Istepôs.

Mas o Curitiba Hurricanes conseguiu um touchdown de retorno de kickoff do segundo tempo. Bala passou por todos e deixou o jogo em 14 a 10. Ainda no terceiro quarto, jogadores dos dois lados lesionados, duas interceptações (uma pra cada lado) e FG perdido do Hurricanes.

No último quarto, Guilherme do Hurricanes faz a interceptação e leva a bola até a linha de 7 jardas do Istepôs. No drive seguinte, corrida do QB para touchdown e vitória do Curitiba Hurricanes.

Sonte: Comunidade Torneio Touchdown.









 

Mundial de Basquete: Brasil 80 x 65 Tunísia

Hoje o Brasil disputou sua segunda partida no Mundial de Basquete, realizado na Turquia. A seleção brasileira tentava a sua segunda vitória, enquanto a Tunísia buscava a recuperação após derrota sobre a Eslovênia.

O jogo começou equilibrado, mas com o passar do tempo o Brasil mostrou sua superioridade contra a frágil equipe adversária. Leandrinho fez 16 pontos no primeiro quarto e ajudou o Brasil a terminar o primeiro tempo com uma vantagem de 13 pontos.

No terceiro quarto, os tunisianos conseguiram diminuir a diferença para 7 pontos, com arremessos certeiros de Radhouane Slimane. Mas no 4º quarto a seleção brasileira voltou mais atenta, principalmente na defesa. No ataque, Marcelinho entrou bem e ajudou para a vantagem final ficar em 15 pontos. Leandrinho terminou a partida como cestinha, com 21 pontos.

http://turkey2010.fiba.com/images/web/Events/10/FWCM/photos/daybyday/0829/bra-tun/bra/_400/Small_Brasil-Tunisia1.jpg
Foto: fiba.com


Fonte: fiba.com






Lewis Hamilton vence em Spa-Francorchamps em corrida marcada pela chuva.

O inglês Lewis Hamilton venceu o grande prêmio da Bélgica e assumiu a liderança do mundial de pilotos .

http://www.reuters.com/resources/r/?m=02&d=20100829&t=2&i=192094437&w=&fh=&fw=&ll=&pl=&r=2010-08-29T143119Z_01_SWT05_RTRIDSP_0_MOTOR-RACING-PRIX
Foto: Reuters


O seu companheiro de equipe Button foi atingido por uma "barbeiragem" de Sebastian Vettel , e teve que sair da prova . O alemão da RBR ainda ficou na pista , mas se envolveu em outra confusão dessa vez com Liuzzi e teve seu pneu furado , tendo que se arrastar até os boxes . Alonso colidiu com o Barrichelo logo na primeira volta , tendo o seu bico quebrado e tirando o brasileiro da prova em que completava seu 300º GP. Mark Webber fez uma péssima largada e perdeu posições , mas conseguiu se recuperar durante a prova e terminou na segunda posição. O polonês Kubica da Renault completou o pódio .


Fonte: www.formula1.com








sábado, 28 de agosto de 2010

Premier League: Manchester United 2 x 0 West Ham

No ultimo jogo do sábado , o Manchester United recebeu a equipe londrina do West Ham .

http://euro.wheretobet.com/images/photos/48a34df45e9cf.jpg

O Primeiro tempo começou com a equipe da casa com muita posse de bola , mas sem profundidade . Paul Scholes , o destaque desse inicio de temporada , era novamente o melhor em campo . Na segunda metade do primeiro tempo , Rooney conseguiu quebrar o jejum de gols que se encontrava marcando de pênalti .

No segundo tempo , aos 50 minutos , Nani , que vinha fazendo boa partida , faz um gol após bela jogada individual. Depois , Nani faz boa jogada pela direita e cruza na medida para Berbatov que faz um belo gol de voleio.






Premier Leagu: Chelsea 2 x 0 Stoke City

Nesse sábado , o Chelsea recebeu o Stoke City com grande expectativa após golear por 6x0 nas duas primeiras partidas do campeonato .

O jogo começou com o Chelsea controlando a partida , mas sem conseguir ser incisivo . O Stoke conseguia levar perigo na sua característica jogada de lateral com o irlandês Delap . Aos 10 minutos , o zagueiro Shawcross cometeu pênalti em Malouda . Na cobrança , Lampard cobrou fraco no canto e o goleiro Sorensen defendeu . Logo após , Terry deu um belo passe para Malouda rolar para o fundo do gol , abrindo o placar para os Blues .

Malouda Chelsea Stoke
(Foto: Gettyimages)

No segundo tempo , o Stoke City vinha pressionando a equipe londrina , mas aos 30 minutos o goleiro Sorensen cometeu pênalti em Anelka . Dessa vez o marfinense Drogba cobrou e deu números finais para o placar , 2 x 0 .







Premier League: Blackburn 1 x 2 Arsenal

Nesse sábado dia 28 de agosto , o Blackburn recebeu o Arsenal , pela terceira rodada do campeonato inglês.

A equipe da casa começou dominando o jogo , criando várias oportunidades , mas quem saiu na frente foi o Arsenal , com Theo Walcott após receber passe de Van Persie, que saiu machucado . Mesmo após o gol , o Blackburn continuou melhor e alguns minutos depois conseguiu o empate , em jogada do senegalês El Hadji Diouf , que rolou para seu compatriota Mama Biran Diouf marcar .

THEO GRAND ... England's young Gunner Theo Walcott fires Arsenal into the lead
Walcott marca o seu 4º gol na temporada. (Foto: The Sun)

No segundo tempo , o Arsenal melhorou e tomou conta da partida e logo aos 5 minutos conseguiu virar com o russo Arshavin . O Blackburn lançou-se ao ataque , abusando do jogo aéreo para o seu zagueiro Christopher Samba , mas não conseguiu o empate .

Andrey Arshavin
Arshavin após bate e rebate marca o gol da vitória. (Foto: Reuters)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mundial de Basquete começa neste sábado, com ausência de estrelas

Neste sábado começará o Mundial de Basquete da FIBA. O torneio contará com 24 seleções, distribuídas em 4 grupos e será realizado na Turquia. O Mundial não terá as grandes estrelas da NBA, com alguns jogadores lesionados e outros que simplesmente não quiseram participar da competição.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/3/3b/FIBA_2010_logo.png

A atual campeã Espanha não contará com o pivô Pau Gasol, MVP do torneio de 2006, mas ainda conta com Juan Navarro para repetir o feito.

Os EUA vão com uma seleção totalmente diferente da equipe que ganhou os Jogos Olímpicos de Pequim. Ao invés de Kobe Bryant, Dwayne Wade e LeBron James, os americanos apostam nos jovens Kevin Durant e Stephen Curry para recuperarem o título que não ganham desde 1994.

China, Alemanha e Argentina também não contarão com seus principais astros. Yao Ming, lesionado, e Dirk Nowitzki (MVP em 2002), que preferiu se preparar para a próxima temporada da NBA. Manu Ginobili, que também não participou da conquista do bronze da Argentina em Pequim 2008, também preferiu descansar após temporada da NBA.

E o que seria uma vantagem para o Brasil em relação a outras seleções, também nos atrapalhou. O único desfalque da seleção brasileira para o Mundial, foi o pivô Nenê que foi cortado após lesão no tendão de aquiles.

Serão 4 grupos de 6 equipes cada. As quatro primeiras em cada grupo, se classificarão para o mata-mata. Veja os grupos do Mundial de Basquete da FIBA:

Grupo A:
Argentina
Sérvia
Austrália
Alemanha
Angola
Jordânia

Grupo B:
EUA
Eslovênia
Brasil
Croácia
Irã
Tunísia

Grupo C:
Grécia
Turquia
Porto Rico
Rússia
China
Costa do Marfim

Grupo D:
Espanha
França
Canadá
Lituânia
Nova Zelândia
Líbano


fonte: fiba.com






 

Atlético de Madrid ganha a Supercopa da Europa

Hoje o Atlético de Madrid ganhou a Supercopa da Europa, partida que reúne o campeão da Champions League contra o campeão da Europa League.
http://www.reuters.com/resources/r/?m=02&d=20100827&t=2&i=190708255&w=&fh=&fw=&ll=&pl=&r=2010-08-27T210224Z_01_SNO61_RTRIDSP_0_SOCCER-EUROPE-SUPERCUP
Capitão Simão ergue a taça da Supercopa da Europa. (Foto: Reuters)

A equipe espanhola bateu a Inter de Milão por 2 a 0, com gols de Reyes e Agüero. E no fim do jogo, o goleiro De Gea defendeu um pênalti cobrado por Milito para garantir o primeiro título da competição para o Atlético de Madrid.





domingo, 22 de agosto de 2010

Premier League - Fulham 2x2 Manchester United

O Manchester United viajou até Londres para enfrentar o Fulham, em jogo válido pela segunda rodada da Premier League.

O time de Craven Cottage enfrentava os Red Devils sem o goleiro Schwarzer, que além de estar machucado, está envolvido em uma negociação com o Arsenal. Já o United perdeu o atacante Rooney, que sentiu dores estomacais antes do jogo.

O Manchester United começou muito bem o jogo, tomando a iniciativa e dominando a partida. Aos 10 minutos, Scholes acertou um belo chute de fora da área e abriu o placar no Craven Cottage. O domínio dos Red Devils durou até os vinte minutos da primeira etapa. A partir dali, o Fulham melhorou na partida e criou algumas oportunidades de gol. Aos 30 minutos, após boa trama pela esquerda, o volante Etuhu chutou para Van der Sar executar um defesa sensacional, garantindo a vitória do United no primeiro tempo.

O segundo tempo iniciou do mesmo jeito que o primeiro, com o Manchester pressionando o time da casa. Mas aos 11 minutos, o irlandês Duff fez uma ótima jogada pela direita, e tocou para Zamora ir para a linha de fundo e cruzar para Simon Davies chutar forte e empatar o jogo. Com a entrada de Nani, o United foi pra cima, mas o Fulham ainda tentava marcar seu gol. E aos 38 minutos, após escanteio cobrado pelo português, a bola bateu no zagueiro Hangeland e entrou no gol de Stockdale. Três minutos depois, Duff colocou a mão na bola e o juiz marcou pênalti. Nani foi para a cobrança, e o goleiro Stockdale defendeu. Mais três minutos se passaram, e o castigo do United aconteceu. Hangeland se redimiu do gol contra e subiu para cabecear e empatar novamente a partida. O resultado do jogo refletiu bem a partida, e o 2 a 2 foi um placar justo para ambos os times.

http://contenti1.espn.com.br/foto/pequena/689a9298-ae36-36df-8a71-38b301fbdc7a.jpg
Hangeland comemora seu gol à favor. (Foto: Reuters)







sábado, 21 de agosto de 2010

Coluna do Victor

Um dos assuntos mais discutidos nessa semana, foi o desfecho da novela Neymar - Chelsea. Após o time inglês ter apresentado sua proposta tentadora, o jogador de 18 anos recusou e preferiu ficar no Santos.

Um fato raro de acontecer, já que nossos talentos costumam ir muito cedo para fora do país. Muitos falam que isso pode representar um marco pro futebol brasileiro, que a partir de agora, os clubes passem a não aceitar propostas pelos seus jovens talentos. Porém, eu vejo esse caso de Neymar, como um fato isolado. Ao mesmo tempo que o camisa 11 do Santos fica, André e Wesley dão adeus à Vila Belmiro. Óbvio que todos nós queremos que nossos grandes jogadores joguem aqui no Brasil, mas a saída deles para a Europa é quase inevitável. Mais cedo ou mais tarde, Neymar sairá, e os torcedores sentirão saudades de ver o futebol do garoto no Santos.
photo
Foto: Reuters

Acho engraçado também, é o modo como algumas pessoas enxergam os clubes europeus, como predadores, "interesseiros desmesurados", que tentam sugar o nosso campeonato levando os melhores jogadores. Como se não fosse normal uma liga de porte maior buscar jogadores em centros menores e mais fracos econômicamente. Falando desse jeito, até parece que a Europa é um lugar horrível, onde é impossível um jogador desenvolver seu futebol e prosperar na carreira. Concordo que um jogador de 18 anos ir para a Europa é um tanto quanto precipitado, mas o fracasso ou sucesso de uma carreira internacional depende mais do jogador do que qualquer outra coisa. Veja os exemplos de Kaká e Robinho. O primeiro obteve sucesso, enquanto o segundo ainda procura seu lugar ao sol. E os dois saíram novos do Brasil.

Enfim, gostei da permanência de Neymar, e espero que Ganso repita o "feito". Porém, não coloco muita fé de que as próximas gerações de talentos brasileiros fiquem muito tempo atuando no Brasil antes de serem negociados para o exterior.






Inter de Milão vence Roma e ganha a Supercopa da Itália

A Inter de Milão venceu hoje a Roma por 3 a 1 de virada, e ganhou a Supercopa da Itália.

Os romanistas abriram o placar com Riise, mas ainda no primeiro tempo Pandev empatou aproveitando falha de Vucinic. No segundo tempo, o camaronês Samuel Eto'o marcou duas vezes e deu números finais a partida.

http://s.glbimg.com/es/ge/f/original/2010/08/21/internazionale_reu_62.jpg
Foto: Reuters







Barcelona vence a Supercopa da Espanha

Hoje o Barcelona conquistou a Supercopa da Espanha, derrotando o Sevilla por 4 a 0 no Camp Nou.

No jogo de ida, a equipe de Messi foi derrotada por 3 a 1, mas mesmo assim, conseguiu reverter a desvantagem e foi campeã com um show do argentino eleito melhor do Mundo em 2009.

Com um gol contra de Konko e um hat-trick de Messi, o Barcelona se tornou o maior vencedor da competição com nove títulos.
http://s.glbimg.com/es/ge/f/original/2010/08/21/barcelona_efe_62.jpg
Foto: Agência EFE






Vasco Patriotas 23 @ 36 Vila Velha Tritões pelo Torneio Touchdown

Na abertura do Torneio Touchdown 2010, o Vasco Patriotas viajou até o Espírito Santo para enfrentar a equipe do Vila Velha Tritões.

 http://a1.twimg.com/profile_images/588699700/Logo.png

O jogo começou com o Tritões recebendo o kickoff inicial, mas o time não conseguiu avançar sua campanha ofensiva e teve que dar o punt. Os Patriotas receberam a bola mas logo devolveram, através de uma interceptação do LB Raony. E na sequencia do drive, o Tritões abriu o placar com uma corrida de uma jarda do RB Jefferson ao fim do primeiro quarto.

O segundo quarto começa o Vasco no ataque, porém um erro no snap acaba resultando em um safety para a equipe capixaba. O time carioca ameaçou uma reação fazendo uma interceptação na linha de 20 jardas do seu campo de defesa e marcando no drive seguinte, com um passe de 65 jardas do QB Roni para o WR Cubano, deixando o jogo em 9x7. Mas a resposta do Tritões veio com o QB Bruno correndo para anotar o segundo touchdown a favor da equipe da casa. E novamente a dupla Roni e Cubano deu certo, com um passe de 40 jardas para touchdown, que não teve o extra point convertido. Antes do intervalo, ainda teve tempo para que os dois times marcassem um touchdown cada. O QB Bruno do Tritões fez um passe de 29 jardas para o WR Danilo enquanto que Roni lançava para o TE Roldan marcar. O primeiro tempo termina com Tritões 23 x 20 Vasco.

O placar seguiu o mesmo até o 4º quarto, até o touchdown do RB Jeffinho. Após longa campanha ofensiva, o Vasco Patriotas faz um field goal, convertido por Vavo, deixando o jogo em 30x23 para o Tritões. Em desvantagem, os cariocas tentam um onside kick, mas não obtiveram êxito. No fim do jogo, os capixabas ainda fizeram mais um touchdown com Bruno passando para o TE Dallas, dando números finais ao jogo: Vila Velha Tritões 36 x 23 Vasco Patriotas.

O próximo confronto do Tritões é contra o São Paulo Spartans no dia 2 de outubro, em São Paulo. Já o Vasco enfrenta os Spartanos no dia 11 de setembro no Rio de Janeiro.






sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Coluna Conheça um Esporte: Rugby

História:

Existe uma lenda de que o esporte surgiu em 1823 de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador do Colégio Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis, teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária.

http://www.irb.com/mm/Photo/Unions/0/statue-WEE-1-web_4587_SQ_MEDIUM.jpg
Estátua de William Webb Ellis na Rugby School. (Foto: irb.com)

Por ter sido inicialmente concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de futebol-rúgbi, hoje ele é o segundo esporte de equipes mais popular no mundo. Em 26 de janeiro de 1871 em uma reunião em um restaurante em Londres com representantes de 21 times da Inglaterra foi fundada a Rugby Football Union, a primeira entidade controladora do esporte no mundo.

O Conselho Internacional de Rúgbi (International Rugby Board, IRB) é a entidade máxima do rugby. Ela foi fundada em 1886 como Conselho Internacional de Futebol-Rúgbi (International Rugby Football Board, IRFB) por Escócia, Irlanda e País de Gales e em 1890 a Inglaterra tornou-se o primeiro país não fundador a integrar a entidade. A sede da entidade se localiza na cidade de Dublin, na Irlanda. Atualmente a IRB possui 95 membros, 20 associados e 6 associações regionais.

O primeiro jogo internacional de rugby foi disputado no Raeburn Place em Andrew's na Escócia em 27 de março de 1871 entre Escócia e Inglaterra. O jogo foi vencido pela Escócia por 1 gol e 1 try contra 1 try da Inglaterra. Em 1883 foi realizado a primeira competição internacional entre seleções, a Home Nations composta por Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales, sendo a Inglaterra a primeira campeã. Em maio de 1987 começava a primeira Copa do Mundo de Rugby disputada em conjunto com a Austrália e a Nova Zelândia com 16 nações convidadas de todos os continentes, a Nova Zelândia sagrou-se campeã.

Ficheiro:Wales-v-New-Zealand-1905.jpg
Jogo entre País de Gales e Nova Zelândia em 1905. (Foto: lordprice.co.uk)

Várias mudanças foram aplicadas ao rugby ao longo do tempo e continuam até hoje. O número de jogadores foi reduzido de 20 para 15 em 1877. O primeiro sistema de contagem de pontos foi feito em 1889. Antes era marcado apenas o ensaio e o gol separadamente. O valor do ensaio e da conversão variou ao longo dos anos. Até 1891 o ensaio valia 1 ponto e uma conversão valia 2 pontos. Depois o ensaio passou a valer 2 pontos e a conversão 3. Em 1893 o valor foi trocado e o ensaio passou a valer 3 pontos com a conversão valendo 2 (o valor da conversão mantém-se esse até hoje). Em 1971 o ensaio passou a valer 4 pontos e em 1992 o ensaio passou a valer 5 pontos. O pontapé de ressalto passou a valer 4 pontos em 1891. Em 1948 passou a valer 3 pontos e mantém-se até hoje. O pontapé de penalidade valia 2 pontos até 1891, depois passou a valer 3 pontos e mantém-se até hoje. O goal from mark foi introduzido em 1899 inicialmente valendo 4 pontos, em 1905 passou a valer 3 pontos, e foi abandonado em 1971. Em 1892 foi adotado o formato da bola oval.

Por tradição e por lei da IRB o rugby era um esporte amador, tanto que essa foi a principal questão do rompimento da Rugby Union e da Rugby League. A questão do amadorismo versus profissionalismo sempre foi muito discutida em torno do Rugby Union, por um lado se defendia o amadorismo por preservar a verdadeira essência de amor ao esporte, por outro se criticava o fato do rugby ter se tornado um esporte de elite onde apenas os ricos tinham condições de jogar. Em 26 de agosto de 1995 curiosamente 100 anos após a criação da rugby league, a IRB declara o rugby como esporte "aberto" removendo todas as limitações sobre pagamentos e contratos. O possível motivo dessa decisão se dá ao fato da dificuldade da IRB em controlar o amadorismo no esporte.

Entendendo o jogo:

O Rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, o relógio só para quando algum jogador da 1ªlinha necessita de cuidados médicos. O objetivo do jogo é marcar o maior número de pontos.

A bola: A bola de rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela pode ser tratada de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência. Seu comprimento varia de 28,0 cm à 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversal de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 à 460 gramas.

Bola de rugby metrificada.
Foto: Piastu.

O campo: É de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in entre 10 e 22 metros de comprimento. A superfície deve ser de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. O jogo pode ser sobre a neve, desde que a neve e a superfície subjacente sejam seguros para tal. Não é permitido jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto. E no caso de grama artificial, elas devem estar em conformidade com o Regulamento 22 da IRB.

Ficheiro:Campo medidas-rotated.png
Foto: pt.wikipedia

As equipes:

Uma equipe de rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, 7 suplentes. As equipes constituem-se de 8 Avançados, 2 médios, e de 5 defesas ou Linhas Atrasadas. A posição dos jogadores em campo geralmente é composta em linha paralela, sendo que os jogadores não podem se posicionar a frente da bola em jogo.

Ficheiro:Compoequirugby.gif
Posições no campo de rugby. (Foto: pt.wikipedia)

Posições: Pilares (o seu papel primário é fornecer a estabilidade à formação ordenada ou scrum e prover força para levantar e apoiar os saltadores no alinhamento lateral), Hooker (tem dois papéis únicos no campo por ser atleta que disputa a posse da bola no scrum e introduz geralmente a bola no alinhamento lateral), Segundas-Linhas (obtém a posse nos inícios, reinícios e laterais, é sua responsabilidade o movimento para frente no scrum, ruck e mauls gerando plataformas de ataque), Asas (papel principal dos asas è ganhar a bola nas situações de retomada de posse, usando capacidade física no tackle e nas situações de disputa de posse), Oitavo (deve assegurar a posse na base do scrum carregar a bola no jogo aberto, e providenciar a ligação entre os forwards e os três-quartos nas fases de ataque e defender agressivamente), Médio Scrum (providencia a ligação entre os forwards e três-quartos nos scrums, alinhamentos laterais e jogo aberto), Abertura (é o atleta que orquestra a performance da equipe, recebe a bola e decide chutar, passar ou tentar romper a linha de defesa em uma fração de segundo da fase do jogo), Centros (na defesa eles tentam tacklear enquanto em ataque eles utilizam a sua velocidade, potência e criatividade para romper a defesa), Pontas (entram em campo para dar uma dose de velocidade necessária para abrir espaços na defesa e marcar pontos) e Full Back (deve ter confiança na recepção de bolas altas, ter um bom chute para aliviar a pressão e gostar do contato físico para executar os tackles salvadores de trys).

Pontuação:

Try (5 pontos) - É marcado quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão (toque-no-solo) dentro da "área de validação" adversária, que corresponde a área após a linha dos postes.

Conversão (2 pontos) - Sempre após o try, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção aos postes do ponto paralelo dentro do campo de jogo àquele em que a bola foi apoiada na "área de validação", tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipa adversária.

Pontapé de ressalto ou Drop goal (3 pontos) - Durante a partida, um jogador pode desferir um chute tentando fazer a bola passar por cima da trave e entre os postes da equipa adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chuto imediato.

Pontapé de Penalidade ou Penalty Goal (3 pontos) - Ao sofrer uma falta a equipa pode optar por tentar fazer um chuto aos postes no local onde ocorreu a infracção.

http://images.mirror.co.uk/upl/m4/mar2009/7/6/delon-armitage-celebrates-scoring-england-s-third-try-692459327.jpg
Jogador marcando um Try. (Foto: mirror.co.uk)

Passe: No rugby só é possível passar a bola para o lado ou para trás, sendo que os avanços são decorrentes das corridas com posse de bola, só é possível passes para a frente com pontapés. No chute, só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do mesmo no momento do pontapé.

http://img.dailymail.co.uk/i/pix/2007/09_01/rugby0709_469x350.jpg
Passe. (Foto: dailymail.co.uk)

Tackle: O tackle é feito agarrando-se o jogador adversário que está portando a bola e o jogando no chão para que se possa fazer a tentativa de tomada da posse de bola através do ruck.

http://carmenscafe.files.wordpress.com/2009/12/tackle.jpg
Tackle. (Foto: qwickstep.com)

Ruck: Quando um jogador é tacleado ele solta a bola e é formado um ruck podendo mais jogadores também serem adicionados eles se empurram para tentar fazer a bola ficar do lado do time, os jogadores dentro do ruck não podem usar as mãos para empurrar a bola.

Ficheiro:Churchill Cup 2007.jpg
Ruck. (Foto: Jimmy Pitt)

Maul: O Maul acontece quando três jogadores, sendo um que tem a posse da bola e mais dois, um de cada time, estão em contato.O que difere o ruck do maul é que a bola não se encontra no chão, e sim na mão do jogador. A linha de impedimento também é formada no último pé, do último homem da formação e os jogadores só podem entrar no maul por trás desse último jogador, sendo a entrada pelo lado penalizada. Os jogadores devem manter os ombros e cabeça acima da linha da cintura, e o time que não tem a posse da bola não pode derrubar o maul intencionalmente(regras antigas, pois segundo as novas regras definidas pela IRB já é possível derrubar ajudando assim a equipe que defende) . Também não é permitido tirar os jogadores do maul, a não ser que esse seja do time adversário e esteja do lado errado do maul.

http://www.independent.co.uk/multimedia/archive/00026/rugby_26186s.jpg
Maul. (Foto: independent.co.uk)

Scrum: O scrum, é uma situação frequente no rugby, geralmente é usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização. Os 8 Avançados das duas equipes formam uns contra os outros. O Scrum-half (Médio-Formação) da equipe que não cometeu a infração insere a bola no meio do "túnel" formado pelas duas primeiras linhas de cada equipe com a finalidade de que os jogadores da sua equipe consigam ganhar (talonar) a bola. As novas regras dizem que qualquer jogador que não faça parte da formação ordenada (composta por avançados e formação) tem que se encontrar a 10m da mesma.

http://i.telegraph.co.uk/telegraph/multimedia/archive/01405/scrum_1405818c.jpg
Scrum. (Foto: telegraph.co.uk)

Lineout: Quando a bola sai pela lateral do campo, uma das formas de repô-la em jogo é realizando um alinhamento. O hooker (talonador) da equipe não responsável pelo alinhamento verificado, lança a bola por cima da cabeça no meio das duas linhas formadas por um máximo de oito jogadores Avançados de cada equipe, que tentarão pegar a bola saltando, sem haver disputas corpo-a-corpo. No alinhamento é permitido que se levantem os jogadores no ar a fim de que seja pega a bola. Normalmente os levantados são os Segundas-Linha ou Terceiras-Linha (Asas) e os que formam o "elevador" são os Pilares, dado que estes, por fazerem parte do pack, tendem a ser mais fortes, enquanto aqueles, corredores, necessitam de maior leveza e agilidade. Alternativamente, quando a bola é posta pela lateral, a equipe adversária pode repô-la rapidamente para dentro do campo, bastando que ela cruze a linha de 5 metros, sem formação de linhas. Caso a reposição não seja imediata, deve-se proceder ao lineout.

http://guide.rugbyrugby.com/Images/lineout-rugby-union.jpg
Lineout. (Foto: guide.rugbyrugby.com)

Mark: Quando a equipe adversária chuta bola e o jogador da outra equipe a pega sem quicar no chão e dentro da área de 22 metros, ele pode pedir mark ou marco, que consiste na possibilidade de se dar um chute sem ter o perigo de ser tackleado. O jogador que pediu marco tem o direito de dar um chute de onde pegou a bola.

Penalidades:

Existem vários tipos de penalidades no rugby, com várias formas de serem punidas. Existem 4 formas de se cobrar uma penalidade:

Punt - Um chute para frente, visando a fazer a bola sair pela linha lateral, já que a equipe que cobrou a penalidade terá a posse de bola nesse lineout.

Scrum - Formação de um scrum, com a equipe ofendida pondo a bola no túnel.

Run - Simplesmente correr com a posse de bola.

Penalty Goal - Tentativa de chute entre as traves, para marcar pontos.

Tackle off ball - Marcado quando um jogador é tacleado sem a bola, se for intencional pode ser considerada como atitude antiesportiva quase sempre punida com expulsão.

Pass forward - É marcado quando a bola é passada, com as mãos, pra frente. Nesse caso, é formado, no local da penalidade, um scrum.

Offside - Se o jogador fica na frente da linha de uma formação ele está offside,com isso seu time sofre um penal.

Knock on - Quando o jogador deixa a bola cair para a frente sem intenção e ela bate no chão, ocorre uma penalização chamada knock on.

Tackle alto - É quando um jogador tacleia o adversário acima da linha dos ombros.Isso é considerado "jogo perigoso",por isso o jogador leva cartão amarelo ficando fora do jogo durante um determinado tempo; se o jogador fizer isso duas ou mais vezes é expulso.

Arbitragem:

No rugby existem três ou quatro árbitros, sendo três de campo. O principal árbitro apita e conduz o jogo em campo e outros dois são os laterais como no futebol. Em competições internacionais ou dentro das grandes ligas, existe ainda o arbitro de vídeo, que assiste a partida pela televisão e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas quais os três árbitros têm dúvida ou não chegam a um consenso. Serve também para advertir ou punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante a partida.Algo interessante no rugby é que os jogadores não podem falar, discutir e jamais insultar os árbitros. Somente os capitães podem se dirigir ao árbitro, que pode punir um jogador e/ou o time caso tal regra seja desrespeitada. Existem dois tipos de cartões: Cartão amarelo (expulsão temporária por 10 minutos) e Cartão vermelho (expulsão permanente do jogo).

Campeonatos:

Copa do Mundo de Rugby: A Copa do Mundo de Rugby é o principal evento entre selecções. Disputada a cada quatro anos desde 1987, trata-se do terceiro evento desportivo mais visto no planeta (atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos). A penúltima edição do evento, ocorrida em 2003, foi assistida por mais de 3,4 bilhões de pessoas (conforme informação do site Rugby World Cup History). Sua última edição (ocorrida em 2007, na França) foi vencida pela seleção da África do Sul que, com essa vitória, igualou-se à Austrália, ambas agora com dois títulos. O primeiro mundial foi disputado em 1987, com a Nova Zelândia sagrando-se campeã. Austrália, 1991 e 1999), A Inglaterra (2003) e África do Sul (1995 e 2007) são os outros campeões. A próxima Copa do Mundo de Rugby será disputada em 2011 na Nova Zelândia.

http://esquadraointerativo.com/wp-content/uploads/2010/06/Webb-Ellis-Cup-IRB-300x300.jpg
Taça da Copa do Mundo de Rugby. (Foto: esquadraointerativo.com)

Seis Nações: Torneio desportivo entre selecções mais antigas do mundo, disputado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda, França e Itália; e o Três Nações, disputado pela Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Além desses campeonatos, as principais seleções do mundo disputam anualmente uma série de amistosos, denominados Tests, os quais são muito valorizados no mundo do rugby.

http://www.ionline.pt/adjuntos/102/imagenes/000/132/0000132239.jpg
Foto propaganda do torneio 6 nações. (Foto: ionline.pt)

Campeonatos Nacionais:

Os campeonatos profissionais mais importantes no mundo são: o Campeonato Inglês (Guinness Premiership), o Campeonato Francês (Top 14), a Liga Celta (Celtic League, disputada por equipes de Irlanda, Escócia, País de Gales e, a partir de 2010, da Itália), o Campeonato Italiano (Super 10), o Campeonato Sul-Africano (Currie Cup), o Campeonato Neozelandês (ITM Cup) e o Campeonato Japonês (Top League). Na Inglaterra, na França e na Itália, o modelo de competição escolhido é o de clubes. Na Liga Celta, na África do Sul e na Nova Zelândia, o modelo usado é o de seleções regionais, isto é, equipes que podem representar uma província inteira, mais de uma província, uma parcela de uma província ou uma região designada por algum motivo histórico, geográfico ou meramente esportivo. Com o profissionalismo, o caráter de seleção foi perdido, já que os jogadores podem ser contratados de uma equipe para a outra, mas a representatividade das equipes continua a mesma. No Japão, os times são mantidos por grandes corporações. Na Europa, as ligas geralmente duram o ano todo, começando em meados de agosto e terminando em meados de maio do ano seguinte. No hemisfério sul geralmente as ligas nacionais duram apenas metade do ano, sendo a outra metade disputada as competições internacionais.

Cameponatos Internacionais: 

Na Europa, há dois grandes campeonatos continentais interclubes: a Copa Européia de Rugby (conhecida como Heineken Cup, ou H Cup), e a Copa Desafio Europeu (ou AMLIN Challenge Cup). A Copa Européia reúne os primeiros colocados dos campeonatos profissionais da Europa, ao passo que a Copa Desafio Europeu reúne as demais equipes dos mesmos campeonatos, assim como equipes de outros países do continente. Há ainda uma terceira competição internacional importante que reúne algumas equipes profissionais e outras semi-profissionais: a Copa Britânico-Irlandesa (a British and Irish Cup), da qual participam equipes das segundas divisões de Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda. África do Sul, Austrália e Nova Zelândia possuem uma liga internacional que opera no modelo de franquias: o Super Rugby. De 1996 a 2005, a competição era chamada de Super 12, tendo a participação de doze equipes. De 2006 a 2010, ficou conhecida como Super 14, já que dela participavam catorze equipes. A partir de 2011 será chamada de Super 15, e terá a participação de quinze equipes, cinco de cada país. Cada equipe (franquia) do Super Rugby representa uma região. No caso da Austrália, cada uma das cinco franquias representa um estado. No caso das franquias da África do Sul e da Nova Zelândia, cada uma representa um conjunto de equipes dos respectivos campeonatos nacionais (Currie Cup, na África do Sul, e ITM Cup, na Nova Zelândia).

O Terceiro Tempo:

No Rugby, diferentemente de outros esportes, existe uma "Terceira Parte", que consiste na reunião das duas equipes para comemorar o jogo e comentar lances e expectativas dos dois times. No Terceiro Tempo é esquecida a possível rivalidade existente entre as duas equipes, o que resulta numa das melhores características do esporte, que é a camaradagem entre os jogadores e entre as torcidas. É de costume que Terceiro Tempo seja bancado pelo time da casa e oferecido ao time visitante. O Terceiro Tempo, evidentemente, não é oficial e não há referências a ele nas regras da IRB.

O rugby no mundo:

Disputado em mais de 120 países, é extremamente popular sobretudo nas partes do mundo de forte influência inglesa, como nas Ilhas Britânicas, na Austrália (Wallabies), na Nova Zelândia (All Blacks) e na África do Sul (Springboks), além da França (Les Bleus), sendo essas as grandes forças do esporte. É também popular na Itália (Gli Azzurri), na Argentina (Los Pumas) e no Uruguai (Los Teros). Fora dos Jogos Olímpicos desde 1928, tudo indicava que o desporto voltasse à família olímpica nos Jogos de 2012 (mas aí, talvez, com a sua versão reduzida, o rugby de sete jogadores, conhecida como Rugby Sevens), contudo tal expectativa não foi confirmada pelo Comité Olímpico Internacional, tendo sido confirmada a presença do rugby de sete jogadores nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

http://i.telegraph.co.uk/telegraph/multimedia/archive/01117/all-blacks-haka_1117141c.jpg
O famoso Haka da Nova Zelândia. (Foto: telegraph.co.uk)

Equipamento:

No rugby são usadas apenas proteções flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha. Algumas delas são obrigatórias.

Shoulder pad - Espécie de colete com partes amaciadas. Existem modelos que protegem os ombros, o abdômen, o peitoral, as costas e o bíceps, ou apenas algumas dessas partes. O uso é feito por debaixo da camisa, então o protetor não é visto pelas pessoas.

Proyetor bucal - Proteção para os dentes. Sendo mais comum apenas a proteção única (apenas para os dentes superiores), pois não atrapalha a respiração, nem a comunicação entre os jogadores.

Scrum cap - Espécie de capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de pequena e média força. Seu principal uso é de proteção para as orelhas, evitando o atrito dessas e possível deformação das mesmas. O scrum cap é mais utilizado pelos Avançados do que pelos Linhas. Essa não é obrigatória e a maioria dos jogadores não a utilizam.

http://www.mauritiusrugby.mu/images/shop/shoulder_pads.jpg
Shoulder pad de rugby. (Foto: mauritiusrugby.mu)

Rugby no Brasil:

O rugby chegou ao Brasil no século retrasado, e segundo o historiador Paulo Várzea, Charles Miller teria organizado em 1895 o primeiro time de rugby brasileiro, em São Paulo; e o primeiro clube a praticar o esporte, o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, teria sido fundado em 1891. O rugby começou a ser jogado regularmente no Brasil em 1925, no Campo dos Ingleses, pertencente ao São Paulo Athletic Club, em Pirituba, São Paulo. Em 6 de outubro de 1963, foi fundada, com sede em São Paulo, a União de Rugby do Brasil, com a finalidade de organizar e dirigir o rugby brasileiro. No ano seguinte a entidade patrocinava o III Campeonato Sul-Americano de Rugby, quando o Brasil sagrou-se Vice-Campeão. Em 20 de Dezembro de 1972, foi fundada da Associação Brasileira de Rugby, em substituição à União de Rugby do Brasil, sendo reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (CND). Em 18 de dezembro de 2009 a ABR foi transformada na CBRu, Confederação Brasileira de Rugby. O Campeonato Brasileiro de Rugby, conhecido popularmente como Brasileirão de Rugby, ou apenas Super 8, é o principal torneio entre os clubes de Rugby Union do Brasil. O torneio é organizado desde 1964. A competição é promovida pela CBRu (Confederação Brasileira de Rugby). Maior campeão da competição: São Paulo Athletic Club - SP 12 vezes (1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1974, 1975, 1976, 1977, 1978, 1999).

http://www.brownbag.com.br/brasilrugby/arquivos/ffr_rafa3.jpg
Seleção brasileira de rugby masculino. (Foto: brasilrugby.com.br)


Fontes e referencias:
http://historia.abril.com.br/fatos/dezembro-historia-435680.shtml
http://www.rugbyfootballhistory.com/originsofrugby.htm
http://www.rugbymania.com.br/rugby-historia.asp
http://wesclark.com/rrr/unhistorical.html
http://mundoestranho.abril.com.br/esporte/pergunta_287345.shtml
http://www.raguebi.com/raguebi-regras.html
http://www.irb.com/
http://www.rugbyworldcup.com/
http://www.brasilrugby.com.br/
http://www.rugbysuper8.com.br/

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Coluna do Bruno

O atual domínio esportivo da Espanha.


photo
Chegada da seleção espanhola ao seu país com a taça do mundo. (Foto:reuters)

Nos últimos anos a Espanha se revelou uma grande potência esportiva, em vários esportes, desde os mais famosos aos menos populares. As vitórias dos espanhóis em torno do mundo dos esportes é tão grande que acabam ofuscando o mal momento político que o país vive e acabam aumentando o patriotismo de sua população.

Por exemplo, o que ganhar uma Copa do Mundo pode fazer com um país? A França foi a grande campeã da Copa do Mundo de 1998, em 1997 o PIB do país era de 2,2, já em 1998, apenas 1 ano depois, no ano do campeonato mundial de futebol o PIB foi de 3,5 e no ano seguinte em 1999 foi de 3,2. Em 2002 o Brasil foi o campeão mundial, um ano antes em 2001 o nosso PIB era de 1,3, e também no ano do campeonato subiu para 2,7 e um ano depois foi de 1,1. A mesma coisa aconteceu com o campeão de 2006, a Itália, PIB em 2005 de 0,7, em 2006 de 2,0 e um ano depois 1,5.

Antes da Espanha se sagrar campeã da Copa do Mundo 2010 de futebol, muitos protestos do povo catalão aconteciam, inclusive antes da final da competição cerca de 1 milhão de pessoas protestaram em Barcelona pedindo a autonomia da Catalunha. Depois, já com a taça do mundo na mão, eis a declaração do Rei Juan Carlos aos jogadores espanhóis: "Vocês uniram os espanhóis, tornaram nossos sonhos realidade e projetaram o nome da Espanha em todo mundo". E a Espanha toda foi só festa, juntando regiões da Catalunha, Madrid, Andaluzia, Navarra, Valência e País Basco.

photo
Festa dos espanhóis para receber o jogador Villa. (Foto: reuters)

O domínio dos Espanhois não foi só no futebol, veja o desempenho dos espanhóis nos esportes, nos últimos anos:

Futebol:
Campeões da Eurocopa de 2008.
Campeões da Copa do Mundo de 2010.
Seleção sub 19 (base para seleção principal): Campeã das Eurocopas sub 19 de: 2002, 2004, 2006, 2007 e vice campeã de 2010.
Seleção sub 17: Campeã das Eurocopas sub 17 de: 2007 e 2008.

Basquete:
Campeã do Mundial de Basquete de 2006
Campeã do Europeu de Basquete de 2009 e prata em 2007.
Prata nas Olimpíadas de 2008, em Pequim.
Vice campeã do Europeu de 2007.

Tênis:
Rafael Nadal é um dos maiores tenistas da história. O espanhol se sagrou bicampeão em Wimbledon neste ano. Com apenas 24 anos já conquistou 41 títulos, foi pentacampeão em Roland Garros e medalha de ouro olímpica em Pequim 2008. Campeão do Australian Open (2009). 49 semanas na liderança do ranking mundial da ATP.

Ciclismo:
Oscar Pereio ganhou a Volta da França em 2006, Alberto Contador ganhou em 2007, 2009 e nesse ano. E em 2008 o campeão foi Carlos Sastre. Com isso nessa que é a competição mais consagrada do ciclismo, foram 5 vitórias consecutivas de espanhóis.

Fórmula 1:
Fernando Alonso é um dos melhores da modalidade atualmente, aclamado pelos espanhóis ele ganhou o Campeonato Mundial individual de 2005 e de 2006 e hoje corre pela Ferrari, a mais conhecida escuderia da modalidade.

Motovelocidade:
Os espanhóis Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa são os atuais líderes do Moto GP deste ano podendo ser campeões na categoria principal. Mas o maior domínio são nas categorias inferiores onde brilham promessas mundiais como: Toni Elias, Julián Simon, Marc Márquez e Pol Espargaró.


Isso tudo mostra o que o esporte pode fazer com um país. Espero que nessas eleições o povo brasileiro vote com consciência e escolha candidatos preocupados com o futuro do nosso país, o esporte pode ajudar na educação, na segurança, na qualidade de vida, na saúde e até gerar lucros de nossa economia.


Fontes: FMI e Revista Istoé Dinheiro, de 21 de julho de 2010, ano 13, nº667 e globoesporte.com






Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More